regiaonorte.net
Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

Espigueiros do Soajo

Vila do Soajo, Arcos de Valdevez

Foi num imponente afloramento granítico que foram construídos 24 espigueiros em pedra, na Vila do Soajo, Arcos de Valdevez, destinados ao armazenamento e secagem do milho grosso, cultura introduzida na região no século XVII. A monumentalidade desta edificação do sec. XVIII, resulta da escolha estratégica do afloramento; o facto de ser um ponto elevado, prestava-se à defesa de incêndios e de ataque de animais. A abundância de ratos no noroeste da Península Ibérica que perdurou desde o tempo da romanização até à baixa idade média e que diminuiu com a vulgarização do gato doméstico, teve influência nas características construtivas dos espigueiros


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Covid-19: Produtor acusa Câmara de Lisboa de desrespeito nos apoios concedidos à Cultura
O produtor de cinema Pedro Fernandes Duarte acusa os serviços da autarquia de “absoluta incompetência” na administração do Fundo de Emergência Social na vertente Cultura

PSD não quer “criar obstáculos” e deverá viabilizar Orçamento Suplementar
Rui Rio garantiu que não irá dificultar o trabalho do Governo nas respostas mais imediatas aos desafios sociais e económicos. Tudo indica que o PSD aprovará as respostas que estão a ser preparadas pelos socialistas para acomodar as despesas com os efeitos da pandemia.

Campos de férias e ATL garantem abertura no Verão, mas ainda esperam por regras claras
Instituições de solidariedade social dão como certo o regresso das actividades de Verão e dos ATL, e o mesmo acontece com os campos de férias, que deverão decorrer a partir de 29 de Junho. Privados admitem a reabertura, mas não sabem ainda que regras terão de cumprir.

Carta aberta põe em causa restauro dos Painéis de São Vicente. Museu desvaloriza críticas
Signatários defendem que o restauro em curso pode pôr em risco a integridade da pintura. Director do MNAA assegura que não: “Vamos avançar com muito cuidado, devagar.” E sem teorias em mente. Será a obra a ditar o que fazer a cada momento.

Covid-19 no Bairro da Jamaica: Câmara do Seixal pede “mais informação” ao Governo para conter surtos
Câmara do Seixal pede “mais informação e coordenação” ao Governo e lamenta ter tido conhecimento da realidade no concelho através da comunicação social.

Equipas da I Liga podem fazer cinco substituições por jogo até final da época
Clubes podem ter nove jogadores no banco de suplentes nas dez jornadas finais da Liga NOS,

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade