regiaonorte.net
Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

Espigueiros do Soajo

Vila do Soajo, Arcos de Valdevez

Foi num imponente afloramento granítico que foram construídos 24 espigueiros em pedra, na Vila do Soajo, Arcos de Valdevez, destinados ao armazenamento e secagem do milho grosso, cultura introduzida na região no século XVII. A monumentalidade desta edificação do sec. XVIII, resulta da escolha estratégica do afloramento; o facto de ser um ponto elevado, prestava-se à defesa de incêndios e de ataque de animais. A abundância de ratos no noroeste da Península Ibérica que perdurou desde o tempo da romanização até à baixa idade média e que diminuiu com a vulgarização do gato doméstico, teve influência nas características construtivas dos espigueiros


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

As ruas se abrem derribando todos os tropeços que lhe fizerem impedimento
A origem do caos começa logo na cota da soleira. É na soleira que tudo se forma: o bom encaminhamento para o recato interior das casas e dos prédios, e a saída desimpedida para a aragem das estradas.

O bilhete é o seu rosto. Um avanço ou um risco?
Na semana passada um grupo de artistas manifestou-se contra a intenção da Ticketmaster em substituir os bilhetes tradicionais pelo reconhecimento automático do rosto. Mas valerá a pena protestar?

Dança na Rua Washington
Acabada a dança, os condutores cruzam-se à janela mas desta feita já não há risadas, só impropérios. Nos passageiros é ao contrário: aceitam a adversidade com alguma condescendência, estamos todos num filme do Jacques Tati e não nos avisaram.

Incríveis e inesquecíveis
Rui Rio não quer ser deputado! Quer é ser primeiro-ministro! Percebe-se a segunda parte, não se entende a primeira. Não quer ser deputado? Por que concorre ou se candidata? Como em Portugal não é necessário ser deputado para ser primeiro-ministro, podia perfeitamente ficar de fora.

A fotografia madeirense a gostar dela própria e a mostrar-se aos outros
Cinco anos depois de ter fechado portas e após mais de três décadas de imobilismo o Museu de Fotografia da Madeira revela a riqueza das suas colecções. Duas exposições e a requalificação do Atelier Vicente’s, o mais antigo de Portugal, devolvem o esplendor a um espaço muito raro. E põe vários autores madeirenses entre os mais notáveis da história da fotografia portuguesa.

Alunos das universidades públicas são os que mais seguem para mestrado logo após licenciatura
Mais de metade dos recém-licenciados nestas instituições de ensino fazem um mestrado logo após a licenciatura. Desses, 90% voltam a escolher universidades do sector público.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade