regiaonorte.net
Sem FOTO:432

Santuário da Nossa senhora da Peneda

Serra da Peneda, Arcos de Valdevez

Correndo num vale de falha, na Serra da Peneda, o rio da Peneda integra-se na bacia hidrográfica do rio Lima e região hidrográfica do Minho e Lima e testemunha a construção do santuário da Nossa Senhora da Peneda. Nasce junto à portela do Lagarto, cerca de 5 km a norte da Senhora da Peneda e tem um comprimento aproximado de 10,7 km, desaguando no rio Castro Laboreiro a cerca de 2,5 km a norte da Várzea. No início do seu curso é também chamado de rio das Tieiras e até à sua foz, atravessa paisagens graníticas, beija vertentes esboroadas pelo tempo,  inunda margens de pastoreio e refresca a vista daqueles que vivem isolados, longe da civilização.

O Santuário da Nossa senhora da Peneda, construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX, encosta-se a um promontório granítico de grande imponência, de onde caí displicente uma majestosa queda de água a 30 metros de altitude, visível de grande distância. As águas da cascata caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda  (reconvertidos desde 2005 num hotel) e passam por baixo do edifício e do largo fronteiro, indo juntar-se ao rio da Peneda.

Adiante da igreja, cuja construção terminou em 1875, encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.

Em desenho triangular e diante da igreja, encontra-se um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos e de onde se estende uma alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas. As cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão) compõem o interior de cada uma delas e numa destas capelas existe uma inscrição que atesta ter sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.

Rezam as lendas que é a Nossa Senhora da Peneda quem olha pela cascata protegendo este local mágico para quem o visita. Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Homens são os “maiores agentes” na abertura das Forças Armadas às mulheres, defende ministro
O ministro da Defesa atribui aos homens o papel de “maiores e mais importantes agentes de mudança na abertura das Forças Armadas à presença de mulheres”.

Programas infantis e escolas livres de publicidade a alimentos nocivos a partir desta segunda-feira
Alimentos com mais açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

Maré negra no Brasil. Voluntários enfrentam desastre ambiental nas praias de Pernambuco
Desde 2 de setembro foram recolhidas de todas as praias do Nordeste brasileiro mais de 500 toneladas de petróleo misturado com areia. A origem da maré negra de petróleo ainda não foi determinada.

Naturcôa: fotografia e sustentabilidade de mãos dadas no Sabugal
Um evento dedicado à fotografia e à natureza em que o dinheiro angariado será usado na compra de carvalhos-negral para ajudar a reflorestar as áreas ardidas do Sabugal. De 1 a 3 de Novembro, há conferências, exposições, workshops e um passeio.

Portugal Fashion: Regresso ao Porto para 30 desfiles da Alfândega a Serralves
Na quinta-feira, dia 24, o Portugal Fashion apresenta as novas colecções dos criadores portugueses Carla Ponte, Estelita Mendonça, Inês Torcato, David Catalán e Luís Buchinho.

Sánchez vai a Barcelona e pede a Torra que condene violência “de modo taxativo e inequívoco”
O chefe do governo vai visitar os polícias feridos nas manifestações. Numa carta enviada ao presidente da Generalitat, Sánchez pede que Torra os apoie.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade