regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rogério Bravo: da PJ às empresas de cibersegurança
O antigo inspector-chefe da Judiciária foi sócio fundador de uma tecnológica em 2012. Criou outra empresa em 2023, ano em que deixou a polícia.

Um ano depois, 37% das câmaras sem maioria conseguiu fazer acordos para governar
Foram 28 as que encontraram soluções para obter a maioria. Autarcas de Braga, Amadora e Sines fazem um balanço positivo do primeiro ano, apesar de continuarem a governar em minoria.

Com o aval do Tribunal de Contas, empresa tem 90 dias para entregar as 1568 novas taser à PSP e GNR
Polícias têm actualmente 402 armas eléctricas. Com a entrega de 1000 novos equipamentos à GNR e de 568 à PSP, o número vai aumentar para perto de 2000. Bodycams estão mais atrasadas.

Investigação. Novos elementos revelam como PJ ajudou Doyen no caso Rui Pinto
Inspector da PJ redigiu proposta à PGR e pediu que ocultassem a origem. Troca de informações permitiu à Doyen obter identidade e localização do autor do Football Leaks.

Hitachi não concorreu ao concurso da alta velocidade por causa da bitola
A Hitachi não tem comboios de alta velocidade adequados para a bitola ibérica. Apesar da vontade, o custo de adaptar o modelo ETR1000 não compensou tendo em conta a reduzida encomenda da CP.

Vamos lá então às cunhas (e a Lacerda Sales)
É preciso exigir um investimento público muito maior na área dos cuidados paliativos e continuados que torne fácil a qualquer cidadão aceder a essas estruturas. Mas é despesa pública... Crónica de Ana Sá Lopes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade