regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Após encontro com Montenegro, Ventura diz que PSU baixa sem votação, reforma laboral sem acordo
Líder do Chega diz que Luís Montenegro aceitou seis das sete exigências do partido para viabilizar a Prestação Social Única. Falta entendimento sobre restrição de apoios a imigrantes.

Governo abre novo concurso de dez milhões para apoiar compra de veículos eléctricos
Desta vez, apoio abarca veículos adquiridos desde 1 de Janeiro do ano passado, não somente em 2026. Candidaturas serão analisadas por ordem de chegada.

Nunca desconfiámos tanto deles
A medicina moderna reduziu tanto a presença da doença que passámos a temer mais o tratamento do que a própria doença. A medicina moderna tornou-se vítima do seu próprio sucesso. Opinião de Renato Ferreira da Silva

Fatoumata Diawara só quer ser Fatoumata Diawara
De guitarra em riste, a maliana continua a exorcizar os seus males, os males do seu país, os males do mundo. Massa vai do groove à prece, tocando delicamente em várias feridas para sempre por curar.

Recurso do PS sobre projecto de revisão constitucional do Chega chumbado
PS defendia que Aguiar-Branco tinha de decidir se admitia o projecto e não deixá-lo suspenso por dúvidas de constitucionalidade ou perante o “anúncio de uma eventual futura alteração do projecto”.

Este concurso tem mil euros para o melhor texto queer escrito por mulheres
Textos curtos em prosa, que expandam o imaginário queer, podem ser enviados para as7bonecas até 31 de Julho.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade