regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Grave, gravíssimo, é se a justiça só funcionar contra a esquerda”
Celso Rocha Barros, sociólogo e colunista do jornal Folha de São Paulo, nota que vai ser difícil a Lula sobreviver politicamente ao julgamento desta quarta-feira, mas admite que a esquerda brasileira poderá ganhar a “eleição mais imprevisível da história brasileira”.

Os cenários em cima da mesa
Se os juízes recusarem o recurso por unanimidade, Lula dificilmente será elegível e será improvável que escape ao cumprimento da pena.

O mais duro combate de Lula tem lugar num tribunal
O ex-Presidente do Brasil conhece nesta quarta-feira a sorte de um recurso a uma sentença de nove anos e meio de prisão. Se perder, Lula fica proibido de concorrer às próximas presidenciais. Num país em sobressalto, o julgamento de hoje pode gerar um novo choque sísmico na política brasileira.

“Se há uma coisa que aprendi é que nunca se deve dizer nunca a nada”

“Marcelo está a reduzir os outros actores políticos quase a figurantes”
Sampaio da Nóvoa dá por boa a “proximidade” de Marcelo, mas vê dois riscos no uso excessivo da palavra. E já nem exclui uma segunda candidatura a Belém.

Banida comédia sobre período que se seguiu à morte de Estaline
Sátira britânica retrata a luta de poder que se seguiu à morte do líder soviético. Na Rússia, foi considerado ofensivo e a sua licença de circulação retirada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade