regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ceuta, Mbappé, Florentino e o caso das camisolas meio-vestidas no Real Madrid
Três jogadores do Real Madrid estão a ser alvos de críticas por terem escondido mensagens de apoio aos habitantes do enclave espanhol no Norte de África.

Pais de militar da GNR morto em Julho vão receber indemnização de 230 mil euros
O militar foi atropelado a 10 de Julho, no IC2, por um condutor que apresentou uma taxa de álcool superior a 1,2 gramas por litro.

Klopp estreia-se com duas convocatórias, 44 jogadores e uma mensagem contra a extrema-direita
Jürgen Klopp anunciou a primeira convocatória como seleccionador da Alemanha, com 44 jogadores em duas listas. Um boné com a frase “um de 83 milhões” tornou-se o símbolo do dia.

Gripe: crianças até 4 anos com vacina grátis, farmácias arriscam ter menos oferta para venda
Vacinação contra a gripe e contra a covid-19 inicia-se no próximo dia 30 de Setembro. Disponibilidade de vacinas para quem está fora dos grupos de risco e quiser comprar na farmácia pode baixar.

E se, no futuro, não tivéssemos de envelhecer?
Se conseguirmos reverter algumas alterações celulares, talvez no futuro seja possível atrasar o aparecimento de algumas doenças. O objetivo não seria viver mais anos, mas viver mais tempo com saúde. Crónica de David Brito

Mudar para bitola europeia custaria sete mil milhões e demoraria 30 anos
Mudar toda a rede ferroviária portuguesa para a bitola europeia custaria mais de sete mil milhões de euros e causaria perturbações durante 30 anos. Portugal acompanha Espanha na rejeição da mudança.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade