regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.

O registo mais antigo que se conhece referente ao moinho de água de roda horizontal, encontra-se num epigrama de Antipratos de Salónica, o qual se presume date de 85 a.C.. Existem no entanto, outros registos, nomeadamente arqueológicos, que apontam para a existência deste sistema na Dinamarca no século I a.C., e mencionado num poema na China do ano 31 da nossa era. Já relativamente ao moinho de água de roda vertical, é pela primeira vez mencionado por Vitrúvio numa obra datada de 25 a.C.. 


A roda horizontal à qual se chama rodízio, é composta por um conjunto de palas dispostas radialmente, que recebem a impulsão do jacto de água. A difusão deste tipo de engenhos hidráulicos foi muito rápida por toda a Europa, devido à abundância e características dos cursos de água existentes. Os senhores feudais da época medieval eram privilegiados por possuírem estes engenhos, pois cobravam pesados impostos a quem os utilizasse. O aumento da cultura dos cereais por parte de pequenas comunidades rurais, levou à crescente expansão principalmente dos moinhos de roda horizontal ou rodízio.


A introdução dos moinhos de água em Portugal deve-se presumivelmente aos Romanos, sendo o moinho de rodízio aquele que mais se difundiu, principalmente no norte do país. A sua utilização subsistiu até aos nossos dias e segundo o autor Jorge Dias, existiriam no ano de 1968, cerca de 10.000 moinhos ainda em actividade, dos quais aproximadamente 7.000 seriam de água e destes 5.000 seriam de rodízio.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mais de um ano depois, Labour supera Reform nas sondagens: “efeito Burnham” ou declínio de Farage?
Com novo líder e primeiro-ministro, Partido Trabalhista ultrapassa direita radical nas intenções de voto dos britânicos. Polémica dos donativos castiga Reform.

Narrativa falsa diz que o Governo ucraniano torturou e matou 43 manifestantes — mas não há provas
Narrativa difundida online apoia-se em supostas declarações da Human Rights Watch que a organização confirmou ao PÚBLICO nunca ter feito. Publicações foram vistas mais de 14 milhões de vezes.

IA para “despir com um clique” alimenta negócio na China e chega aos anúncios da Meta
Milhares de pessoas estão a pagar por tutoriais que explicam como transformar fotografias comuns em imagens explícitas. Online, são vendidas por pouco, ou usadas para chantagear as vítimas.

Governo acelera despejos com dispensa de execuções das sentenças
Mandato automático de despejo, assente unicamente na decisão do juiz, destina-se a encurtar os prazos e a reduzir os procedimentos administrativos para a libertação dos imóveis.

Enquanto prepara estreia em Lisboa, grupo hoteleiro de Robert De Niro avança no Algarve
Nobu continua a desenvolver o seu primeiro hotel e restaurante português, na Avenida da Liberdade. E já tem novo projecto: será no Sotavento algarvio, uma âncora de luxo no resort Monte Rei.

Temperaturas voltam a disparar em França e Espanha. Incêndios ameaçam Itália e Grécia
Um dos maiores incêndios de Espanha estabilizou, mas Zamora tem novo foco activo. Em França, Bordéus mantém-se sob ameaça, enquanto a UE alerta para risco crescente em Itália e Grécia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade