regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa, no Norte de Portugal, com cerca de 52 500 habitantes,1 sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro-norte de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro. É também Capital de Distrito com o mesmo nome, e por isso é comummente chamada como Cidade-Região.[carece de fontes]

É sede de um município com 507,10 km² de área2 e 99 274 habitantes (2011),3 4 subdividido em 25 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul. Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca.

Viseu é considerada a cidade das rotundas (possui cerca de 197 no perímetro urbano).

Segundo um estudo da DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª melhor cidade europeia, como a cidade com mais qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, quando inquiridas as populações destas cidades,6 como em 2012 mais uma vez em 1º lugar nacional.

 

Fonte: Wikipedia

Viseu > Viseu




Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há um Churchill na Europa: chama-se Pedro Sánchez
Os americanos e os russos, a nova grande aliança, foram derrotados este domingo na Hungria. Mas Sánchez percebeu que não é a política de apaziguamento que devolve a autoridade à Europa. Crónica de Ana Sá Lopes

Hospital de Santo António pode ter de devolver 178 mil euros porque Eurico Castro Alves não picou o ponto
Médico recebeu verba entre 2021 e 2025 como coordenador da equipa de cirurgia adicional. IGAS detecta acumulações indevidas, mas responsabiliza ULS. Cirurgia a Hugo Soares sem irregularidades.

Vasco Peso sagra-se campeão europeu em trampolins e Portugal conquista oito medalhas
O ginasta português chegou à medalha de ouro na prova de tumbling.

Diogo Ramada Curto (1959-2026), o historiador que nunca se fechou na história
Mais do que narrar o passado, interrogou as condições da sua escrita e os seus usos no presente. Fica uma obra exigente, construída contra simplificações e consensos fáceis.

Vedat Muriqi, um avançado em vias de extinção
O “poste” do Kosovo continua a brilhar no Maiorca. Depois de derrotar o Real Madrid, marcou mais dois ao Rayo Vallecano e só Mbappé o supera na lista dos melhores marcadores da Liga espanhola.

O que fazer? Segunda é dia de blues do deserto, stand-up e outras artes
Temos música dos Tinariwen, comédia de Mónica Vale de Gato e Vidura Bandara Rajapaksa, e duas exposições.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade