regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Casa de Chá e Museu de Arte Nova de Aveiro

Casa em estilo Arte Nova de extremo requinte e elegância nas suas formas

Construída entre 1907 e 1909, esta casa em estilo Arte Nova, manifesta extremo requinte e elegância nas suas formas, que traduzem uma linguagem harmoniosa desde o piso térreo com a porta em linhas curvas assimétricas até à imperial águia que contempla a ria de Aveiro do topo do edifício. Os portões de ferro forjado ornamentados com flores amarelas, a fachada em relevo, pintada em azul celeste, os azulejos com motivos alusivos à flora e à fauna em harmonia com a natureza, as janelas amplamente rasgadas em movimentos curvos deixando penetrar a luz, convidam a uma viagem pelo mundo do estilo Arte Nova.

Esta casa, outrora morada do major Mário Belmonte Pessoa, rico e ilustre comerciante ligado à importação do cacau,  tem a assinatura dos arquitectos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi, reflectindo o manifesto bom gosto do estilo Arte Nova, que se instalou em Portugal no início do sec. XX durante um período de intensa industrialização e construção. Actualmente, o edifício funciona como centro interpretativo de uma extensa rede de motivos Arte Nova disseminados pela cidade de Aveiro com a colaboração do pelouro da cultura da Camara Municipal, integrando um roteiro onde constam os edifícios que marcaram este estilo. 

No primeiro andar, existe uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal. O segundo piso destina-se a exposições temporárias, tendo já sido exibidas várias mostras de design contemporâneo inspirado na Arte Nova, sobretudo de joalharia, mas também de produtos de beleza como os da Ach Brito e Claus Porto.

Durante o dia, convidando à degustação de um doce tradicional da região, a Casa de Chá funciona no piso térreo, numa sala revestida a azulejos de lírios azuis, com cadeiras e sofás da centenária Thonet, conhecida por ter integrado o movimento Arte Nova europeu com o seu mobiliário em madeira moldada. 

À noite, o mesmo piso transforma-se num bar  e o ambiente Arte Nova mantem-se e prolonga-se até ao pátio, nas traseiras do edifício, de onde se pode contemplar, da esplanada, os diferentes elementos decorativos que o estilo oferece até ao mais ínfimo detalhe.

O Núcleo Arte NovaMuseu da Cidade de Aveiro localiza-se na Rua Barbosa de Magalhães, 9-11 em Aveiro

 

Horário

Terça a Quinta das 9h30 às 14h00
Sexta e Sábado das 10h00 às 15h00
Domingo das 10h00 às 21h00

 

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

GNR abre processos disciplinares a cinco militares que estavam alcoolizados, três vão mudar de posto
Situação ocorreu no sábado, envolvendo militares do posto da Costa de Caparica, em Almada.

Alexandra Lencastre regressa à “comédia amarga” de Tchékhov
Passados mais de 30 anos, a actriz foi chamada de novo para subir a palco com A Gaivota. Já não no papel da jovem Nina, mas da famosa actriz Arkadina. No Teatro da Trindade, até 5 de Abril.

Robotáxi atropela criança junto a escola primária na Califórnia
O embate ocorreu a cerca de 10 km/h e a criança sofreu ferimentos ligeiros. A entidade reguladora da segurança rodoviária nos Estados Unidos já abriu uma investigação ao acidente.

Há mais de 400 mil clientes sem electricidade e reposição total “pode demorar”
O presidente da E-Redes prevê que várias das áreas afectadas voltem a ter energia “muito em breve”, mas não é ainda possível antecipar quando é que a reposição total de electricidade será conseguida.

Cabos destruídos, antenas danificadas, falhas de energia: comunicar é tarefa difícil
Estações de comunicações precisam de geradores para estar em actividade enquanto as infra-estruturas de base são recuperadas. Também é preciso estações móveis. Operadoras estão preocupadas.

Praia da Vieira. “Aqui não apareceu ninguém. Estamos por nossa conta e risco”
Com as atenções voltadas para a destruição de Leiria, o concelho da Marinha Grande ficou entregue a si próprio. Na Praia da Vieira não há um bar ou restaurante intacto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade