regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Casa de Chá e Museu de Arte Nova de Aveiro

Casa em estilo Arte Nova de extremo requinte e elegância nas suas formas

Construída entre 1907 e 1909, esta casa em estilo Arte Nova, manifesta extremo requinte e elegância nas suas formas, que traduzem uma linguagem harmoniosa desde o piso térreo com a porta em linhas curvas assimétricas até à imperial águia que contempla a ria de Aveiro do topo do edifício. Os portões de ferro forjado ornamentados com flores amarelas, a fachada em relevo, pintada em azul celeste, os azulejos com motivos alusivos à flora e à fauna em harmonia com a natureza, as janelas amplamente rasgadas em movimentos curvos deixando penetrar a luz, convidam a uma viagem pelo mundo do estilo Arte Nova.

Esta casa, outrora morada do major Mário Belmonte Pessoa, rico e ilustre comerciante ligado à importação do cacau,  tem a assinatura dos arquitectos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi, reflectindo o manifesto bom gosto do estilo Arte Nova, que se instalou em Portugal no início do sec. XX durante um período de intensa industrialização e construção. Actualmente, o edifício funciona como centro interpretativo de uma extensa rede de motivos Arte Nova disseminados pela cidade de Aveiro com a colaboração do pelouro da cultura da Camara Municipal, integrando um roteiro onde constam os edifícios que marcaram este estilo. 

No primeiro andar, existe uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal. O segundo piso destina-se a exposições temporárias, tendo já sido exibidas várias mostras de design contemporâneo inspirado na Arte Nova, sobretudo de joalharia, mas também de produtos de beleza como os da Ach Brito e Claus Porto.

Durante o dia, convidando à degustação de um doce tradicional da região, a Casa de Chá funciona no piso térreo, numa sala revestida a azulejos de lírios azuis, com cadeiras e sofás da centenária Thonet, conhecida por ter integrado o movimento Arte Nova europeu com o seu mobiliário em madeira moldada. 

À noite, o mesmo piso transforma-se num bar  e o ambiente Arte Nova mantem-se e prolonga-se até ao pátio, nas traseiras do edifício, de onde se pode contemplar, da esplanada, os diferentes elementos decorativos que o estilo oferece até ao mais ínfimo detalhe.

O Núcleo Arte Nova, Museu da Cidade de Aveiro localiza-se na Rua Barbosa de Magalhães, 9-11 em Aveiro

 

Horário

Terça a Quinta das 9h30 às 14h00
Sexta e Sábado das 10h00 às 15h00
Domingo das 10h00 às 21h00

 

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A extrema-direita quer transformar a União Europeia por dentro
O objectivo da extrema-direita não é necessariamente sair da UE. É remodelá-la a partir de dentro. O risco é que a União mantenha as suas estruturas formais, mas perca a capacidade de agir. Opinião de Alberto Alemanno

As desigualdades por detrás dos protestos pela habitação
Importa olhar não apenas para quem sai à rua, mas também para quem fica de fora e para o que essa ausência nos revela sobre as desigualdades que atravessam a sociedade portuguesa. Opinião de Tiago Carvalho

Menos pancada, mais tribunais e cuidado com o que se deseja
Qual é o problema? O problema é que, após ser cometido o pecado original, a polícia não pode simplesmente ir para casa. Opinião de João Miguel Tavares

À direita do mas é que é
Assim se percebe que o nosso único objectivo alcançável no que toca à nossa reputação é tentar transferir a menos má das duas caracterizações para a direita do mas. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Um comprimido argentino livrou o Benfica de um resfriado
Um lance construído por Prestianni e Echeverri rendeu um penálti. Conversão do castigo máximo permitiu aos benfiquistas derrotarem o Alverca pela margem mínima.

Santos Silva vê “rabos-de-palha” na resposta do Governo aos protestos da habitação
O ex-presidente da Assembleia da República acusa o Governo de instrumentalizar a PSP, critica Montenegro, mas rejeita eleições sucessivas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade