regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

PERFIL

Concelho de Aveiro

Aveiro - Perfil

Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos. 
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.

Demografia

O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%. 
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A ingenuidade da Igreja
Dir-se-á que as propostas da Igreja são ingénuas. Eu direi que são uma sabedoria. O que reina neste momento é a loucura! Opinião de Frei Bento Domingues O.P.

Quem protesta por quem? A crise da habitação e a desigualdade na representação da desigualdade
Protestar também é um privilégio. Exige recursos concretos: tempo disponível, segurança económica, domínio da linguagem pública, redes de contactos e capital cultural. Opinião de João Nuno Tavares

Habitação acessível a preço de saldo
O Porto tem uma crise de habitação que ninguém contesta. Tem também um instrumento capaz de manter famílias de rendimento médio a viver no centro. Vendê-lo a um oitavo do preço é desperdiçá-lo. Opinião de Nuno Araújo

Ensinar a usar a IA não chega: é preciso ensinar a governá-la
Uma geração que só aprender a operar a inteligência artificial será governada por ela. A escola tem de formar cidadãos capazes de a interrogar, contestar e decidir sobre ela em conjunto. Opinião de João Filipe Matos

Entre a poesia e a terra, o Doclisboa premiou Eric Baudelaire e Manuel Mozos
Car la Lune e A Voz de Todos — Jornal do Fundão são os vencedores dos Grandes Prémios da competição do 24.º Doclisboa. Também premiados: 13 Alfinetes, Hipogeus, Noli me Tangere e Povo e Poder.

FC Porto arranca triunfo sofrido em Barcelos e mantém registo 100% vitorioso
Portistas vencem pela margem mínima frente ao Gil Vicente e regressam às vitórias, depois de dois desaires consecutivos na Liga dos Campeões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade