PERFIL
Concelho de Aveiro
Aveiro - Perfil
Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos.
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.
Demografia
O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%.
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Tácticas de guerrilha e força civil: pelo sim, pelo não, o Canadá prepara-se para uma invasão dos EUA As Forças Armadas Canadianas preparam respostas militares em caso de ataque norte-americano embora este seja um cenário, para já, improvável. Contorno de mão em caverna da Indonésia pode ser a arte rupestre mais antiga do mundo Pintura de contorno de uma mão terá pelo menos 67.800 anos. A obra de arte rupestre mostra a tentativa de criar dedos afiados, como se de uma garra se tratasse. Castro Almeida e o PRR: “O Estado falhou, mas não foi este Governo” Ministro diz que Governo não teve escolha na última revisão do PRR, admite risco de Alentejo perder fundos “na secretaria” a partir de 2028 e garante que aliança de startups fica em Lisboa. O que Trump quer da Groenlândia O olho grande do presidente dos EUA pelo controle da maior ilha do mundo, pertencente à Dinamarca, está voltado, principalmente, paras as riquezas naturais, ou seja, terras raras, petróleo e gás. Opinião de Sílvia Caetano Sindicatos com “sérias reservas” sobre a anunciada revisão curricular e fusão do 1.º e 2.º ciclos Federação Nacional da Educação critica Governo por anunciar mudanças sem ouvir sindicatos, alertando para impactos na carreira docente, nos horários e na estabilidade das escolas. INEM redefiniu formação e escolas médicas podem deixar de estar envolvidas Afastamento das escolas médicas não agrada ao Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que considerou que esta mudança é um “nivelar por baixo” da formação.
|