Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Natureza
Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo.
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Portugal Fashion com menos passerelle e mais negócio: quem se destacou? O evento de moda do Porto regressou de 1 a 5 de Julho com uma renovada vertente de negócio, que se acredita ser o futuro para a sustentabilidade financeira. Os oito criadores que se destacaram. A democracia não se faz sem a voz dos jovens É um desperdício para o país os jovens portugueses não terem protagonismo nas listas eleitorais. Por protagonismo, entenda-se estarem em lugares elegíveis. Crónica de Daniel Souza Quase 30 concelhos em risco máximo de incêndio. Há sete distritos sob aviso amarelo Quase todos os concelhos do continente estão em risco muito elevado e elevado de incêndio. Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo até dia 8. Relações Internacionais, mas do avesso Não consigo compreender a euforia de muitos dos especialistas de Relações Internacionais que vieram comentar a paz imposta pela força dos Estados Unidos. Opinião de Paulo Vila Maior Palcos da semana: sonhos, renascimentos e a tradição Alive As notas do Alive e do Festival de Música da Póvoa de Varzim, o renascimento de Bill Callahan, a Audição do Teatro Praga e as Curtas Vila do Conde. Os BRICS chegam ao Rio de Janeiro com dores de crescimento A cimeira deste fim-de-semana acontece num mundo em turbulência. O grupo que reúne as maiores economias fora do Ocidente está mais numeroso e as sensibilidades geopolíticas ameaçam intrometer-se.
|