regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Natureza

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo. 
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O papel salva os olhos
Talvez os jornais se possam vender nas farmácias. Fazem bem aos olhos. Têm superfícies generosas. Não emitem raios luminosos. Não esmifram nem queimam os nossos ricos olhinhos. Editorial deMiguel Esteves Cardoso

Mais de 1600 mortos em cheias na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia
Milhões de pessoas foram afectadas pelo mau tempo, que deve piorar esta sexta-feira devido à previsão de chuvas fortes. Há mais de mil pessoas desaparecidas nos três países.

Uzbequistão, adversário de Portugal no Mundial 2026: o perigo desconhecido
É um dos quatro estreantes em fases finais do Mundial. Tem um central na Premier League, um goleador que já jogou com Mourinho e um treinador novo porque o que conseguiu a qualificação não servia.

Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroactivos
Estão previstos aumentos de indemnizações por perda de caprinos da ordem de 227%, equídeos (160%), ovinos (130%) e bovinos (97%) retroactivos a Janeiro.

Arbitragem no derby sem influência no resultado

Podcast Encontro de Leituras com Hugo Gonçalves sobre Filho da Mãe
No Encontro de Leituras de Agosto de 2025, o escritor português Hugo Gonçalves conversou com os leitores do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre Filho da Mãe.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade