regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Natureza

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo. 
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sexta na TV: As Ondas de Abril, Os Olhos da Revolução e os 50 anos d’A tourada
Há também Missão Impossível: Nação Secreta, Beekeeper - O Protector, O Caso Asunta, Adeus, Terra, mus-e: 25 anos em Portugal e Baleias, Tartarugas e Homens.

Contra as guerras, Marcos Barbosa ergue as flores
Escrita a partir do encontro com uma correspondência entre mãe e filho durante a Guerra Colonial, Código Postal fala dos traumas que teimamos em silenciar. Até domingo, na Escola do Largo.

Marcelo defende que é preferível “sempre a democracia, mesmo imperfeita, à ditadura”
Presidente revisitou a história política e os principais protagonistas desde o 25 de Abril de 1974 sem citar qualquer nome. Aguiar-Branco e partidos alertam para perigos do populismo.

Sporting iguala final da Liga de voleibol após cinco sets
“Leões” receberam e venceram o Benfica por 3-2, depois de terem tido uma vantagem de dois sets.

Alterações climáticas ameaçam tornar-se no motor da extinção das espécies
Estudo em que participam cientistas portugueses analisou efeitos da mudança do uso dos solos e aquecimento global na evolução da perda de biodiversidade até meados do século.

Macron apresenta programa ambicioso para evitar o “declínio” e a “morte” da Europa
No discurso Sorbonne 2, o Presidente de França recuperou o conceito da autonomia estratégica: para reduzir as suas dependências, a UE tem de deixar de ser ingénua face aos seus parceiros e rivais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade