regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O papel salva os olhos
Talvez os jornais se possam vender nas farmácias. Fazem bem aos olhos. Têm superfícies generosas. Não emitem raios luminosos. Não esmifram nem queimam os nossos ricos olhinhos. Editorial deMiguel Esteves Cardoso

Mais de 1600 mortos em cheias na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia
Milhões de pessoas foram afectadas pelo mau tempo, que deve piorar esta sexta-feira devido à previsão de chuvas fortes. Há mais de mil pessoas desaparecidas nos três países.

Uzbequistão, adversário de Portugal no Mundial 2026: o perigo desconhecido
É um dos quatro estreantes em fases finais do Mundial. Tem um central na Premier League, um goleador que já jogou com Mourinho e um treinador novo porque o que conseguiu a qualificação não servia.

Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroactivos
Estão previstos aumentos de indemnizações por perda de caprinos da ordem de 227%, equídeos (160%), ovinos (130%) e bovinos (97%) retroactivos a Janeiro.

Arbitragem no derby sem influência no resultado

Podcast Encontro de Leituras com Hugo Gonçalves sobre Filho da Mãe
No Encontro de Leituras de Agosto de 2025, o escritor português Hugo Gonçalves conversou com os leitores do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre Filho da Mãe.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade