regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Aveiro - História

História

A mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro, data de 959, altura em que a condessa Mumadona Dias doa em testamento toda a região ao mosteiro de Guimarães. "Suis terras in Alauario et Salinas" é esta a primeira referência conhecida.

É contudo, no século XIII que Aveiro é elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Monumento secular acabou por ser destruído em 1835 dando lugar ao que é hoje a Praça da República.

Era já vila a alguns anos quando D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas. Uma fortaleza que vem a ser destruída apenas no século XIX, sendo parte das pedras utilizadas na construção dos molhes da barra nova.

Chega o ano de 1434 e o rei D. Duarte concede à vila o privilégio de realizar uma feira franca anual. Lugar de almocreves que conseguiu resistir ao tempo chegando aos nossos dias como a Feira de Março.

Ainda no século XV, mas no ano 1472, a filha de Afonso V, Infanta D. Joana, entra no Convento de Jesus, onde viria a falecer a 12 de Maio de 1490. Efeméride recordada actualmente, no feriado municipal. A estada da filha do rei teve importantes repercussões para Aveiro, chamando a atenção para a vila e favorecendo o seu desenvolvimento.

O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.

Desde muito cedo a vila foi fixando população, sobretudo devido à sua situação geográfica. O desenvolvimento, esse, deve-o às actividades de salinagem, de pescas e de comércio marítimo.

Apesar dos atractivos, no final do século XVI, princípios do XVII vai registar-se um forte movimento de emigração populacional que leva à significativa diminuição do numero de habitantes. A razão desta mudança ficou a dever-se à instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar que levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade provocadas pela estagnação das águas da laguna. Com menos população, Aveiro protagoniza uma grave crise económica e social. Foi, porém, e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.

Chega o ano de 1759 e D. José I eleva Aveiro a cidade. Anos mais tarde, em 1774, a pedido de D. José, o papa Clemente MV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro.

Já no século XX, a cidade vai ocupar a linha da frente das lutas liberais com personalidades como José Estêvão Coelho de Magalhães a destacarem-se pela sua actividade. Este parlamentar desempenhou ainda um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, sobretudo, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto.

 

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O papel salva os olhos
Talvez os jornais se possam vender nas farmácias. Fazem bem aos olhos. Têm superfícies generosas. Não emitem raios luminosos. Não esmifram nem queimam os nossos ricos olhinhos. Editorial deMiguel Esteves Cardoso

Mais de 1600 mortos em cheias na Indonésia, Sri Lanka e Tailândia
Milhões de pessoas foram afectadas pelo mau tempo, que deve piorar esta sexta-feira devido à previsão de chuvas fortes. Há mais de mil pessoas desaparecidas nos três países.

Uzbequistão, adversário de Portugal no Mundial 2026: o perigo desconhecido
É um dos quatro estreantes em fases finais do Mundial. Tem um central na Premier League, um goleador que já jogou com Mourinho e um treinador novo porque o que conseguiu a qualificação não servia.

Governo duplica indemninações por ataque de lobos com retroactivos
Estão previstos aumentos de indemnizações por perda de caprinos da ordem de 227%, equídeos (160%), ovinos (130%) e bovinos (97%) retroactivos a Janeiro.

Arbitragem no derby sem influência no resultado

Podcast Encontro de Leituras com Hugo Gonçalves sobre Filho da Mãe
No Encontro de Leituras de Agosto de 2025, o escritor português Hugo Gonçalves conversou com os leitores do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre Filho da Mãe.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade