regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Aveiro - História

História

A mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro, data de 959, altura em que a condessa Mumadona Dias doa em testamento toda a região ao mosteiro de Guimarães. "Suis terras in Alauario et Salinas" é esta a primeira referência conhecida.

É contudo, no século XIII que Aveiro é elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel. Monumento secular acabou por ser destruído em 1835 dando lugar ao que é hoje a Praça da República.

Era já vila a alguns anos quando D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas. Uma fortaleza que vem a ser destruída apenas no século XIX, sendo parte das pedras utilizadas na construção dos molhes da barra nova.

Chega o ano de 1434 e o rei D. Duarte concede à vila o privilégio de realizar uma feira franca anual. Lugar de almocreves que conseguiu resistir ao tempo chegando aos nossos dias como a Feira de Março.

Ainda no século XV, mas no ano 1472, a filha de Afonso V, Infanta D. Joana, entra no Convento de Jesus, onde viria a falecer a 12 de Maio de 1490. Efeméride recordada actualmente, no feriado municipal. A estada da filha do rei teve importantes repercussões para Aveiro, chamando a atenção para a vila e favorecendo o seu desenvolvimento.

O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.

Desde muito cedo a vila foi fixando população, sobretudo devido à sua situação geográfica. O desenvolvimento, esse, deve-o às actividades de salinagem, de pescas e de comércio marítimo.

Apesar dos atractivos, no final do século XVI, princípios do XVII vai registar-se um forte movimento de emigração populacional que leva à significativa diminuição do numero de habitantes. A razão desta mudança ficou a dever-se à instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar que levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade provocadas pela estagnação das águas da laguna. Com menos população, Aveiro protagoniza uma grave crise económica e social. Foi, porém, e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.

Chega o ano de 1759 e D. José I eleva Aveiro a cidade. Anos mais tarde, em 1774, a pedido de D. José, o papa Clemente MV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro.

Já no século XX, a cidade vai ocupar a linha da frente das lutas liberais com personalidades como José Estêvão Coelho de Magalhães a destacarem-se pela sua actividade. Este parlamentar desempenhou ainda um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, sobretudo, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto.

 

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tácticas de guerrilha e força civil: pelo sim, pelo não, o Canadá prepara-se para uma invasão dos EUA
As Forças Armadas Canadianas preparam respostas militares em caso de ataque norte-americano embora este seja um cenário, para já, improvável.

Contorno de mão em caverna da Indonésia pode ser a arte rupestre mais antiga do mundo


Pintura de contorno de uma mão terá pelo menos 67.800 anos. A obra de arte rupestre mostra a tentativa de criar dedos afiados, como se de uma garra se tratasse.

Castro Almeida e o PRR: “O Estado falhou, mas não foi este Governo”
Ministro diz que Governo não teve escolha na última revisão do PRR, admite risco de Alentejo perder fundos “na secretaria” a partir de 2028 e garante que aliança de startups fica em Lisboa.

O que Trump quer da Groenlândia
O olho grande do presidente dos EUA pelo controle da maior ilha do mundo, pertencente à Dinamarca, está voltado, principalmente, paras as riquezas naturais, ou seja, terras raras, petróleo e gás. Opinião de Sílvia Caetano

Sindicatos com “sérias reservas” sobre a anunciada revisão curricular e fusão do 1.º e 2.º ciclos
Federação Nacional da Educação critica Governo por anunciar mudanças sem ouvir sindicatos, alertando para impactos na carreira docente, nos horários e na estabilidade das escolas.

INEM redefiniu formação e escolas médicas podem deixar de estar envolvidas
Afastamento das escolas médicas não agrada ao Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que considerou que esta mudança é um “nivelar por baixo” da formação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade