regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Meo abre a porta à saída de 1200 trabalhadores até ao fim do ano
Operadora da Altice pediu ao Governo estatuto de empresa em reestruturação, o que lhe foi concedido.

A prova de que o ridículo não mata
André Ventura é o nosso discípulo de Trump. Mas é Salazar a sua inspiração, como se vê nesta imagem, toda ela um programa. Opinião de José Pacheco Pereira

Disfarçar o inevitável
O bom governo exige tempo e serenidade, não sofreguidão e artimanha. Os arranjinhos poderão disfarçar o inevitável, mas não conseguirão evitá-lo. Opinião de António Barreto

Portugal em 2050
A Rede de Serviços de Planeamento e Prospectiva da Administração Pública mostra duas coisas: o lado bom da administração pública portuguesa e a utilidade do optimismo. Opinião de Bárbara Reis

Cartas ao director

EUA demoliram o murete do Paraguai com um banho de bola
Selecção anfitriã protagonizou uma entrada avassaladora no Mundial, com um triunfo claro e uma exibição de encher o olho. Percebe-se o entusiasmo de Pochettino.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade