regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Davi Kopenawa: “O estrago já tem uma raiz profunda, não tem homem para mudar a mudança”
O xamã yanomami Davi Kopenawa passou por Portugal. Ao PÚBLICO, falou da floresta que arde, dos homens brancos que “não resolvem” e de uma luta que vai continuar “até o fim” — a sua luta.

Entre a lei e o balcão de atendimento
Quando a informação oficial não basta, o imigrante fica à mercê da interpretação de quem o atende. Opinião de Tatiana Nascimento

Em defesa do nosso direito inalienável a ir embora
Os jovens do Rossio dormem debaixo de poliéster, mas querem à força comportar-se como cidadãos da metrópole racional do Marquês: permanentes, ordeiros, cívicos, obcecados com higiene e regulamentos. Crónica de Rogério Casanova

Ramesh Babaji Maharaj (1938-2026), o amigo das vacas
O legado de Ramesh Babaji Maharaj não se cingiu à protecção das vacas sagradas. O seu magistério permitiu também juntar dez mil peregrinos em defesa das árvores das colinas de Braja, no Rajastão. Crónica de António Araújo

Amor, sexo e rendas impossíveis
Uma casa não é apenas um conjunto de paredes e um teto. É o lugar onde podemos descansar, estar vulneráveis, construir intimidade, tomar decisões, experimentar, errar e recomeçar. Crónica de Tânia Graça

Musk, o apartheid e os videojogos: as raízes do muskismo
Ainda por traduzir em Portugal, o livro Muskism – A Guide for the Perplexed traz à luz a mundivisão distorcida de um homem que detém hoje um poder destrutivo, alimentado pelo medo e pela tecnologia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade