regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa, no Norte de Portugal, com cerca de 52 500 habitantes,1 sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro-norte de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro. É também Capital de Distrito com o mesmo nome, e por isso é comummente chamada como Cidade-Região.[carece de fontes]

É sede de um município com 507,10 km² de área2 e 99 274 habitantes (2011),3 4 subdividido em 25 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul. Para além de sede de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca.

Viseu é considerada a cidade das rotundas (possui cerca de 197 no perímetro urbano).

Segundo um estudo da DECO de 2007 sobre qualidade de vida, Viseu é a 17.ª melhor cidade europeia, como a cidade com mais qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida, quando inquiridas as populações destas cidades,6 como em 2012 mais uma vez em 1º lugar nacional.

 

Fonte: Wikipedia

Viseu > Viseu




Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O coração ainda bate: “Too Much”
A geração da minha filha é muito mais livre do que a minha. Muitos anos nos separam, é verdade. Os suficientes para que a liberdade se instalasse sem forma ou género. Crónica de Inês Meneses

Síria: um ano após a queda de al-Assad, há esperança entre os destroços

O fotógrafo Mikkel Hørlyck visitou a Síria, um ano após a queda do regime de Bashar al-Assad, e trouxe um retrato do país. Entre a destruição e a pobreza, o dinamarquês também encontrou esperança.

Com freguesias separadas e novos autarcas eleitos, há divórcios perto do litígio
Com os salários aos funcionários pagos, há juntas separadas que não relatam dificuldades, mas a divisão de contas e partilha de financiamento está a criar conflitos entre autarcas vizinhos.

Já há 46 futuros magistrados em formação no Norte do país
Centro de Estudos Judiciários abriu novo núcleo em Vila do Conde. Quando passar para instalações definitivas, em 2026, deverá alargar para 60 vagas da formação inicial e ministrar formação contínua.

ONU critica “apatia” do mundo no lançamento do apelo humanitário para 2026
Em 2025, o financiamento dos Governos internacionais face ao valor do apelo humanitário da ONU foi o mais baixo da última década.

Netflix compra a Warner Bros. O que perdemos nós neste negócio?
Monopólio à vista, cinemas em alerta e histórias prestes a serem medidas em cliques. Ainda há luz no grande ecrã? Crónica de Helena Moura

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade