regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O algoritmo está a roubar-nos a viagem? A era do turismo domesticado
A personalização absoluta pode estar a transformar o turismo numa experiência domesticada, onde cada viajante é exposto apenas ao familiar, ao previsível e ao estatisticamente provável. Opinião de António Jorge Costa

Pedro Adão e Silva, 25 de Novembro e a reescrita da História
O papel político de Pedro Adão e Silva enquanto primeiro responsável pelas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril não pode ser esquecido. Opinião de João Miguel Tavares

A tutoria, o pensamento e a inteligência artificial
Se um tutor de IA pode servir para alguma coisa, que seja para libertar os professores da necessidade de reproduzir conhecimento, para que possam ensinar (e já agora aprender) a pensar. Opinião de José Maria Vieira Mendes

Marcelo apadrinha lançamento de selos sobre os 50 anos do 25 de Novembro no Parlamento
O ex-Presidente da República Cavaco Silva e a Associação 25 de Abril não estarão na sessão solene na Assembleia da República.

Este casal salvou centenas de ouriços transformando a casa num “hospital”
Casal britânico criou um hospital para ouriços na própria casa em Fife, na Escócia. Taxa de sobrevivência dos animais tratados é estimada em 65%.

Há 285 cafés, geladarias, bares e restaurantes em Portugal que merecem os soletes da Repsol
Mesmo sem terem um sol ou uma recomendação do Guia Repsol, há muitos espaços que merecem destaque. Descontraídos e acessíveis, acabam de ganhar a distinção solete, uma estreia em Portugal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade