regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A nostalgia como sintoma contemporâneo
O que chamamos de nostalgia pode ser, no fundo, o luto por uma experiência de continuidade que já não existe. Aceitar essa perda é também abrir espaço para um novo modo de presença. Opinião de Maria Klien

Quando os artistas plásticos portugueses experimentaram o cinema
Ciclo na Cinemateca Portuguesa dá a ver os filmes que os artistas plásticos fizeram em Portugal nos anos 70. Oportunidade para revisitar uma ideia de comunidade e arte que também se fez com o cinema.

Zero denuncia funcionamento ilegal de aterros portugueses à Comissão Europeia
Associação ambientalista apresenta queixa contra o Estado Português à Comissão em Bruxelas. Em causa a deposição de resíduos orgânicos sem tratamento em 28 dos 31 aterros do país.

Maioria dos aterros em Portugal recebe descargas ilegais, emitindo toneladas de metano e CO2 em excesso
Em 2024, 28% dos resíduos urbanos foram descarregados em aterro sem tratamento, o que é proibido por lei. Decomposição do lixo orgânico não tratado gera emissões de gases com efeito de estufa.

Grupo com mais de mil médicos tarefeiros prepara-se para paralisar as urgências do SNS
Movimento nasceu nas redes sociais e deliberou não dar disponibilidades para o trabalho ou retirar as que já foram dadas. Protesto deverá avançar assim que sair o diploma para baixar o valor/hora.

A política externa de Donald Trump: nove meses a destruir a ordem internacional que a América criou
Os aliados deixaram-se levar pela ideia de que Donald Trump era um parêntesis e não uma mudança da relação dos Estados Unidos com o mundo. Análise de Teresa de Sousa

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade