regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tendas inundadas com as primeiras chuvas fortes em Gaza
As autoridades de Gaza estimam que a esmagadora maioria das tendas possam estar inabitáveis, e não há abrigos alternativos.

China e petroestados do Golfo recebem financiamento para proteger o clima
Análise de números da OCDE feita por duas publicações britânicas mostra que o apoio concedido aos 44 países menos desenvolvidos é sobretudo sob a forma de empréstimos, que agravam a dívida.

Linha SNS24 deixou 1,46 milhões de chamadas por atender. Centros de saúde também não respondem
Nos primeiros nove meses deste ano, linha perdeu 25% das chamadas num total de 1,46 milhões. Nem na pandemia, a proporção foi tão elevada.

De leilão em leilão, o fabuloso destino do retrato de D. José I
O retrato de D. José I, do pintor italiano Dominico Duprà e desaparecido há mais de 30 anos, pertence agora à Universidade de Coimbra. O historiador Diogo Lemos conta ao PÚBLICO a saga desta pintura.

PJ alerta que deepfakes sexuais circulam nas escolas, com alunos a adulterarem fotos de colegas
Muitos consideram que estes usos “são uma brincadeira”, mas há “consequências”, alerta a inspectora-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.

A noiva Matias, os vendedores de São Martinho e a cabeça velha de Passos
A esperança ajuda ao negócio e é essencial na política, algo que não entra na cabecinha da nova reserva moral da nação (para uma certa direita, pelo menos), Passos Coelho. Crónica de Pedro Garcias

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade