regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estados Unidos pedem a cidadãos nacionais para deixarem Venezuela por causa de milícias armadas
Aviso dá conta de controlos por parte de grupos armados que estarão à procura de possíveis apoiantes dos EUA.

Mais de 420 doentes aguardam primeira observação nas urgências hospitalares
Segundo o Portal do SNS, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de doentes em espera, com um total de 224.

Manoel Carlos: “Novela é que nem passarinho, é de quem pegar”
Se perguntarem no Brasil quem é Manoel Carlos todo o mundo saberá dizer. É o homem que assina algumas das maiores novelas de sucesso do Brasil. Conversa exclusiva numa cervejaria. No Leblon, claro.

Governo do Ceará vai pagar translado do corpo da babá brasileira morta em Portugal
Lucinete Freitas foi morta em 5 de dezembro de 2025 pela própria patroa, também brasileira, e encontrada 13 dias depois pela Polícia Judiciária. Família não tem como arcar com cerca de 10 mil euros.

Protecção Civil abre processo a reforço de ambulâncias, mas Liga dos Bombeiros rejeita qualquer ilegalidade
Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou a criação, para este fim-de-semana, de uma task-force de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar.

Manoel Carlos (1933-2026), uma assinatura inconfundível na história da telenovela brasileira
Os seus dramas da burguesia carioca (e as suas Helenas) marcaram uma época da Globo, onde chegou pela mão de Jô Soares. Baila Comigo, Por Amor e Laços de Família foram alguns dos títulos mais famosos. Opinião de Laura Mattos

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade