regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Empate técnico nas presidenciais nas Honduras. Trump fala em manipulação
Disputa presidencial nas Honduras segue empatada entre Asfura e Nasralla, com recontagem em curso e tensão a aumentar no país. Trump acusa as autoridades hondurenhas de tentarem manipular o voto.

ZERO – 10 anos, 10 vitórias pela sustentabilidade
Dez anos, muitas vitórias (e algumas derrotas). Nada está concluído. Celebramos, sim, com os olhos no futuro: a próxima década exigirá mais coragem e mais medidas ambientais. Opinião de Francisco Ferreira

Número de mortos na Indonésia devido a inundações sobe para 631
Mais de 1200 pessoas morreram nas inundações e deslizamentos de terras que atingiram na semana passada a Indonésia, Sri Lanka e Tailândia, e centenas de pessoas continuam desaparecidas.

Despertador: Sob pressão nas fronteiras, polícias contra sistema simplificado. Marcelo foi operado

Alemão está há mais de seis anos em remissão do VIH
Artigo na revista Nature descreve o sétimo caso de remissão do VIH no mundo com recurso a uma abordagem que poderá ampliar o universo de dadores de células estaminais.

Maus tratos a pessoas com deficiência em instituições: investigador defende que o caminho é desinstitucionalizar
Países europeus não cumprem regras para integração de pessoas com deficiência na sociedade. Relatório expõe violência contra pessoas com deficiência em instituições. Mecanismos de denúncia falham.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade