regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Entre a memória e a simulação
Na série Black Mirror, no episódio Be Right Back, uma mulher interage com uma versão sintética do parceiro morto. Em 2013, quando foi lançado, parecia extremo. Hoje, soa como um ensaio. Opinião de Giuline Bastos

De quem é a culpa de não haver acordo no pacote laboral?
João Leal Amado, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é o convidado deste episódio.

Miguel Monjardino preside ao 10 de Junho após pedir a Seguro um discurso à Carney
Seguro escolheu os Açores para comemorar o 10 de Junho num ano em que se assinala meio século das autonomias regionais e numa altura de ebulição geopolítica. Escolha de Monjardino foi opção natural.

À 17ª vez a conduzir sem carta, João voltou à prisão. Mais de 730 pessoas nas cadeias por crimes rodoviários
Em causa estão reclusos condenados por conduzir sem carta, em estado de embriaguez ou por condução perigosa. Há mais de dez anos que se espera regulamentação do ensino teórico da condução nas prisões.

Ofertas ou descontos em período experimental podem ser “armadilha” para consumidores
Lei não obriga a uma confirmação do consumidor antes da passagem à subscrição efectiva. Acesso prévio a dados do cartão de crédito facilita pagamento automático.

Controlo enfraquecido e (des)responsabilização: rumo ou risco?
Reformar e melhorar o sistema é necessário e desejável, mas a possibilidade de se reduzir substancialmente o alcance do controlo do Tribunal de Contas não pode deixar de gerar séria apreensão. Opinião de Filipa Urbano Calvão

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade