regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

De Godard a Oliveira: a mística do último filme no Curtas Vila do Conde
O festival exibe 15 derradeiras obras. Buster Keaton, António Campos, Douglas Sirk, James Whale e Danièle Huillet são outros nomes no cartaz.

Milorad Dodik e o vai e vem entre a Bósnia e a Rússia
Líderes sérvios negam massacre de Srebrenica. Presidente da República Srpska foi condenado a um ano de prisão.

Mirzeta só tinha um osso do pai para sepultar em Srebrenica
Trinta anos depois do genocídio de Srebrenica, comemorado esta sexta-feira com a comoção da efeméride, foram sepultados outras seis vítimas do massacre que vitimou 8372 homens e rapazes muçulmanos.

Joana Marques empatiza com os Anjos na última sessão do julgamento
Na última sessão do julgamento Anjos vs. Joana Marques, a ré depôs e ouviram-se as alegações finais. A humorista demonstrou empatia pelos músicos, Tatanka apareceu e RAP foi comparado a Mário Machado.

Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra na Academia Brasileira de Letras
A autora de Um Defeito de Cor, que não está publicado em Portugal, rompe com 128 anos de história e diz que a vitória sinaliza a abertura a uma língua mais inclusiva.

Benfica contrata Rafa Obrador até 2030
Lateral esquerdo espanhol foi apresentado na Luz.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade