regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto

Nas proximidades da Igreja e Torre dos Clérigos, localiza-se a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia da Vitória, Porto. Foi construída na segunda metade do século XVIII, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo, cujo projecto de marca barroco/rococó é da autoria do arquitecto José Figueiredo Seixas. A construção do hospital começou mais tarde, ficando concluído em 1801.

A fachada frontal, de cantaria, é ricamente trabalhada e possui um portal retangular, ladeado de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu executadas em Itália. Está rematado por um amplo frontão e no corpo superior da frontaria, os coruchéus e esculturas das figuras dos quatro Evangelistas, revelam influências do estilo “barroco Italiano” criado por Nicolau Nasoni.

A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos datados de 1912, desenhado por Silvestre Silvestri, pintado por Carlos Branco e executado nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia. Representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. O interior da Igreja do Carmo possui retábulos desenhados por um dos maiores mestres entalhadores portugueses, Francisco Pereira Campanhã.

Esta igreja está geminada com a Igreja dos Carmelitas Descalços, do lado oeste, que pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana. Depois da autorização régia em 1616 para a instalação dos carmelitas no Porto, a sua construção decorre entre 1619 e 1628. De fachada maneirista erudita, encerra valioso património retabular barroco e rococó; o órgão de tubos e um retábulo-mor é da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da segunda metade do século XVIII.

As duas igrejas formam um monovolume provocando enorme impacto visual, que, para o observador menos atento, pouco permite diferenciar a existência dos dois elementos. Foi classificada como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013, em conjunto com a Igreja dos Carmelitas adjacente.

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O dia-a-dia do amor
Mais do que nunca, um casal é um feito prodigioso, uma maravilha real, um mistério que está à vista, uma prova de que a esperança faz sentido. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Robert F. Kennedy Jr. diz que já “snifou” cocaína de tampas de sanita
Secretário da Saúde dos EUA admitiu que já usou cocaína em condições pouco sanitárias e que manteve grupo “pirata” de apoio a toxicodependentes reacendendo críticas à sua gestão da saúde no país.

Parlamento aprova proposta do Governo para confisco de bens, a contar com alterações
Governo diz que proposta de lei reforça o regime de perda de bens provenientes de actividades criminosas e quer tornar mais eficaz o combate à corrupção e à criminalidade organizada.

Artistas perdem meses de trabalho e galerias sofrem danos
Galeria Duarte Sequeira, em Braga, teve de encerrar temporariamente os seus espaços expositivos. Vera Cortês e Miguel Nabinho, ambas em Lisboa, sofreram infiltrações.

Lei para suspender prazos nos tribunais entrou no Parlamento 16 dias após Kristin
Proposta que quer suspender prazos a partir de 28 de Janeiro deve ser discutida e votada na próxima semana na Assembleia da República. Atraso na entrada em vigor da lei deixa advogados na incerteza.

Tempestade Kristin: 4,6 mil milhões de razões para agir
A reconstrução é uma corrida contra o tempo. Cada atraso aumenta custos, alimenta desigualdades e corrói a confiança no Estado. Editorial deTiago Luz Pedro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade