regiaonorte.net
Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brigitte Bardot (1934-2025): uma carreira em imagens

Lendária actriz francesa morreu aos 91 anos. Brigitte Bardot destacou-se pela defesa dos animais e causas sociais. 

A política deixou de ser real
A democracia não depende apenas de eleições livres, mas da capacidade coletiva de reconhecer a verdade quando a vemos. Ou quando pensamos que a vemos. Crónica de Catarina Carvalho

Quem são os candidatos às CCDR: só no Norte há competição
As presidências foram distribuídas entre PS e PSD, fruto de um acordo entre os dois partidos. Há um candidato único para cada liderança, com excepção do Norte.

Pilotos renovam esperanças de vitórias brasileiras na temporada de corridas em 2026
Gabriel Bortoletto (F1), Rafael Câmara (F2), Felipe Drugovich e Lucas Di Grassi (Fórmula E), Lucas Moraes (Rally WERC) e Felipe Nasr (Fórmula Endurance) são as estrelas das temporadas do próximo ano.

Morreu Brigitte Bardot (1934-2025), a mulher que criou e matou B.B.
Brigitte Bardot já não existe. Viva B.B.! Sobreviveu à sua criação e agora que definitivamente se extinguiu no plano da matéria, celebremos o que ela criou: B.B.!

A Fórmula 1 quer acabar com as sestas de domingo à tarde
A F1 quer carros mais difíceis de “domar” e mais pontos de ultrapassagem, com imprevisibilidade total. No jargão do “automobilês” falamos, no fundo, de mais apelo ao “kit de unhas” de cada piloto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade