regiaonorte.net
Sem FOTO:435

Vila Chã

freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde

Vila Chã é uma freguesia costeira do Concelho de Vila do Conde e pertence à Área Metropolitana do Porto. Esta povoação integra uma comunidade piscatória tradicional  que exerce a sua actividade em embarcações tradicionais, de pequena dimensão e tecnologicamente pouco evoluídas. A actividade pesqueira, confere uma identidade própria a quem a pratica diferenciando-a culturalmente da restante população que se dedica a outras actividades. A lógica do trabalho feminino e do trabalho masculino não obedece à clássica distinção de tarefas em função do género. 

No norte de Portugal essa troca de competências na actividade pesqueira é mais evidente e mais facilmente aceite, em que a troca de papéis implica que a mulher exerça uma profissão masculina. Por um lado, a forte emigração para o Brasil que despovoou os lugares, também do litoral, obrigou a que as mulheres assumissem o sustento da família, exercendo a pesca de manhã cedo, continuando no resto do dia como lavradeiras, para a obtenção de produtos hortícolas; por outro lado, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com consequente viuvez precoce das mulheres, aponta para a principal razão para assistirmos a mulheres a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais. 

Especificamente na comunidade de Vila Chã, e até meados do séc. XX as mulheres organizavam-se como armadoras e eram elas próprias a companha  (tripulação de embarcação com função de pescadores. Neste caso cada companha tinha entre 3 a 6 mulheres, as embarcações eram pequenas, à vela e a remo e funcionavam como uma unidade empresarial familiar), pescando o pilado (pequeno caranguejo) e a sardinha, andando ao mar tal como os homens, sem serem viúvas. Era uma comunidade de fortes tradições da apanha do pilado e do sargaço (algas do mar), com redes e a bordo de embarcações de pequena dimensão, conhecidos como miranços.

Actualmente, as "artes de pesca", que consistem na reparação e manutenção dos instrumentos para a actividade pesqueira, ainda são praticados por ambos os sexos mas, sendo necessário, as mulheres enfrentam o mar sem qualquer medo ou apreensão, mulheres que dedicam igualmente parte do seu tempo à agricultura, à comercialização do produto da pesca e às actividades domésticas.

Na época balnear a dinâmica deste local altera-se, sendo o parque de campismo um dos motores de permanência sazonal de pessoas neste local, onde podem desfrutar das praias e da gastronomia da região e onde existe acesso a pontos de inegável interesse turístico (Porto, Braga, Guimarães e Viana do Castelo).

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Racismo: uma descolonização em curso
Um documentário sobre o que foi o colonialismo e o retorno de Portugal às suas pequenas fronteiras a partir de quem viveu no sistema.

Taiwan retira três mil pessoas com a aproximação do tufão Fung-wong
Tufão, que fez quatro mortos nas Filipinas, deve cruzar o Sul de Taiwan e entrar no oceano Pacífico ao longo da costa dos condados pouco povoados de Taitung e Hualien, no leste do país.

Federação volta a apelar à doação de sangue face à diminuição de reservas
Portugal registou em 2024 uma nova redução de dadores de sangue, totalizando quase menos dez mil em relação a 2017. Federação apela à doação, nomeadamente de O+.

ONU relata progressos na ajuda humanitária em Gaza, mas alerta para obstáculos
Responsável da ONU para os Assuntos Humanitários afirma que agência está a trabalhar para “ultrapassar burocracia, abrir mais passagens fronteiriças e rota, e lidar com a insegurança persistente”.

Pelo menos 21 mortos em naufrágio de barco com migrantes rohingya ao largo da Malásia e Tailândia
Naufrágio ocorreu depois de cerca de 300 migrantes do estado birmanês de Rakhine se terem dividido em três embarcações mais pequenas, numa tentativa de chegar à Malásia sem serem detectados.

Vai Ter Feira promove segunda edição: “Contato direto entre quem faz e quem compra”
Além dos 21 expositores, o evento, que será realizado nos dias 14 e 15 de novembro, terá lançamento de livros, debates com artistas convidados, shows e workshops para a criançada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade