regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hungria: Magyar pede acção contra fuga de verbas da corrupção
Viktor Orbán desiste do seu mandato de deputado, especulando-se que poderá mudar-se para os Estados Unidos, onde políticos do Fidesz tentam cargos em think tanks ligados ao movimento MAGA.

Avaliação bancária das casas dispara 29 euros por metro quadrado entre Fevereiro e Março
Valor mediano subiu 16,5% em termos homólogos. Número de pedidos de avaliação para efeitos de crédito aumentou 10%.

Vem aí plano para “ilhas verdes” contra o calor e mais árvores nas cidades
Este ano arrancam projectos-piloto do Programa de Acção para a Resiliência e Restauro da Natureza em Áreas Urbanas nos municípios de Vila Real, Leiria, São João da Madeira, Beja e Évora.

Otávio e a saída do FC Porto: “Abri mão de três milhões sem problema”
Jogador ouvido esta segunda-feira em tribunal negou ter negociado com empresa de agenciamento a renovação e saída para Al-Nassr. Livesoccer exige três milhões ao FC Porto.

O ODE Porto faz 15 anos. Vêm aí 15 jantares vínicos e um novo bar de espumantes
O ODE Porto, aventura de Cristóvão Oliveira de Souza, faz anos e está a celebrar: Maio trará o primeiro de 15 jantares vínicos, novo horário e o bar Brut Society.

Influencer polaco angaria 58 milhões para crianças com cancro e bate recorde de transmissões ao vivo
Um influencer polaco angariou mais de 58 milhões de euros após uma transmissão online contínua de nove dias. Valor recorde foi doado a fundação polaca que ajuda crianças doentes oncológicas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade