regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

TikTok vai implementar tecnologia para detectar idade dos utilizadores na Europa
Utilizadores europeus serão notificados assim que sistema, que analisa dados do perfil, vídeos publicados e sinais comportamentais para prever se conta pode pertencer a um menor de idade, for lançado.

Estudo propõe “obras urgentes” na ribeira de Algés para minimizar risco de inundações
Em Algés, as inundações têm deixado marcas. Novo relatório propõe intervenções na ribeira, em mais de 63 milhões de euros, para que risco se atenue. É entregue esta sexta-feira à ministra do Ambiente.

Palácio de Tavira: um hotel que celebra o presente e o passado do Algarve
Um boutique hotel de charme nasceu no coração de Tavira e realça a sua herança mourisca, até no edifício novo, construído em formato de medina e que se juntou a um palacete do século XVIII.

Todas por um: o ritual coletivo da defesa e o silenciamento das vítimas
Existe uma lógica implícita nestas cartas coletivas que merece ser desconstruída: a ideia de que trinta testemunhos de não assédio teriam mais peso do que um testemunho de assédio. Opinião de Helena Gonçalo Ferreira

Restauro da natureza pode ajudar a prevenir incêndios e cheias: “É uma gestão básica de risco”
Restaurar ecossistemas degradados pode trazer benefícios económicos estimados em 1,8 biliões de euros e ajudar a mitigar desastres naturais, como incêndios rurais e secas, antes que ocorram.

Presidente deposto da Coreia do Sul condenado a cinco anos de prisão
Yoon Suk-yeol foi? condenado pela imposição da lei marcial, mas o tribunal considerou-o também culpado de desobediência às autoridades e falsificação de documentos oficiais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade