regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mais uma Audrey Hepburn
Quando as gerações mais novas escolhem fazer homenagens a heróis das gerações mais velhas, estão a construir pontes com o passado. Estão a garantir continuidades. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Brasileiros não poderão pedir vistos para Portugal pelos Correios a partir de abril
De 17 de abril em diante, requisições de vistos para trabalho ou estudo em Portugal terão de ser realizadas presencialmente por meio da VFS Global, empresa que presta serviços para Governo português.

Brasil usa comida como cartão de visita em feira de turismo
Do barreado à tapioca, com direito ao brinde com espumante gaúcho, o potencial gastronômico é um dos motores turísticos para levar cada vez mais estrangeiros ao Brasil.

Governo autorizou uso condicional das Lajes após ataque ao Irão, diz Rangel
Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, na CNN Portugal, que EUA receberam autorização condicional de Portugal para usar base das Lajes. Rangel diz que oposições e Belém foram consultados.

Gil Vicente estudou bem a lição, mas Benfica passou teste em Barcelos
“Encarnados” ganharam no Minho, por 1-2, e repuseram a diferença em relação ao FC Porto, antes de receberem o líder do campeonato, na próxima jornada.

Trump e Netanyahu abrem a caixa de Pandora no Irão
A morte de Khamenei fecha um ciclo no Irão, mas a ofensiva de Washington e Jerusalém pode abrir outro mais instável. Editorial deTiago Luz Pedro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade