regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um peixe fora de água no MAI e um Presidente discreto em Belém
São José Almeida, Susete Francisco e David Santiago são os intervenientes num podcast moderado por Sónia Sapage.

Empresas pedem às seguradoras antecipação de parte das indemnizações dos estragos da Kristin por “estimativa”
NERLEI diz que esperar pela apresentação de “orçamentos de reparação agrava situação das empresas”. Associação pede layoff nos moldes “prometidos” e mais apoios a fundo perdido.

Operação do ICE no Minnesota está a chegar ao fim, anuncia Tom Homan
Quatro mil detenções, duas mortes e um grave conflito institucional depois, Donald Trump aceitou pôr termo à intervenção federal em Mineápolis. Governador Tim Walz elogia resistência da população.

Director da formação do INEM demite-se, após mudanças decididas pelo novo presidente
Recentemente, a Comissão de Trabalhadores do INEM avançou com uma providência cautelar para suspender a deliberação que redefiniu o modelo de formação e certificação do SIEM.

Três anos depois, CP volta aos prejuízos em 2025
Depois de três anos de lucros inéditos, a transportadora pública deverá fechar 2025 no vermelho.

Os Quatro e Meia com duas noites esgotadas em Lisboa: “Tudo nos serve de inspiração”
Duas Meo Arena esgotadas confirmam a popularidade d’Os Quatro e Meia, músicos com outras profissões: três médicos, um professor, um engenheiro e um informático.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade