regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Portuguesa Spotlite ganha contrato de € 8 milhões para monitorar pontes no Brasil
Empresa, que usa dados de satélite, combinados com inteligência artificial, já se prepara para abrir uma representação no Brasil. Serviços serão mais demandados devido a impactos da crise climática.

As negociações entre EUA e Irão que existem e não existem ao mesmo tempo
Com Teerão a desmentir as conversações que Donald Trump diz estarem a acontecer, Paquistão serviu como intermediário para uma proposta norte-americana que o Irão terá considerado como “excessiva”.

Moção de Luísa Salgueiro e 60 autarcas pede empenho do PS na regionalização
A revisão da Lei das Finanças Locais há muito pedida pelos autarcas é outra das prioridades definidas na moção sectorial que a presidente da Câmara de Matosinhos leva ao Congresso do PS.

Guindalense: 50 anos de um clube aberto a todos e o projecto de uma casa nova
Há meio século, um grupo de amigos criou uma associação desportiva e assentou raízes numa casa com vistas para o Douro. O clube que os turistas adoram quer modernizar-se, mas sem perder o bairrismo.

Sindicato da polícia garante que esquadra de Cedofeita fechou: “Já não existe”
Efectivo de 34 polícias foi realocado para outras esquadras do Porto. Pedro Duarte e Comando Metropolitano dizem que atendimento ao público continua a existir. Sindicato diz que é só para turistas.

UEFA condena Benfica por comportamento racista e discriminatório
Sectores 10 e 11 do Estádio da Luz parcialmente encerrados, com pena suspensa durante um ano. Castigo atenuado na sequência das diligências dos responsáveis benfiquistas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade