regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Manuel Correia Fernandes: “Eu não digo a minha obra, digo as coisas que fiz”
A Casa da Arquitectura exibe na sua galeria Arquitectura política desenhada, mostrando os 60 anos de trabalho de um arquitecto que insiste em debater a disciplina, e a cidade.

Mais famílias pedem apoio após a adopção. “Coisas simples transformam-se num grande desafio”
Aumento de pedidos de acompanhamento depois da adopção ter sido decretada pode “reflectir uma maior consciência quanto aos desafios inerentes à parentalidade adoptiva”

Deem-me vagar
É verdade, o vagar transforma. Este saber é o melhor que Évora 27 pode dar ao mundo. Opinião de Carlos A. Cupeto

Um ano depois da queda de Assad, ainda há muito que fazer na Síria – mas também “há esperança”
Os sírios refugiados em todo o mundo estão a regressar ao país para o reerguer. Mas instituições que trabalham no local alertam para os riscos e os fantasmas de Assad ainda vivem.

A erosão do espaço público e das instituições
Sem debate público, sem esfera pública inclusiva, não se mantêm as democracias. A comunicação social séria e o jornalismo têm aqui um papel crucial a desempenhar. Opinião de Domingos Caeiro

Safra Justa: quem não transcreveu as escutas aos elementos da GNR e ao agente da PSP?
Repare-se no absurdo: pessoas suspeitas de terem violado a lei de forma vil são hoje os defensores da autoridade do Estado perante violações de lei. O Ministério Público tem que dar respostas. Crónica de Ana Sá Lopes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade