regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Marie Bashir (1930-2026), gente que dá esperança
Marie Bashir foi mãe e uma mulher reconhecida com múltiplos títulos. Profissional de excelência na área da saúde mental, política consensual e benfeitora de causas várias — todas ligadas aos outros.

Manifesto a favor de mais manifestos sobre o uso de IA nas universidades
A maioria da escrita funcional deve ser medíocre e indistinta. Nenhum imperativo ético exige a seres humanos que dediquem talento a redigir pessoalmente cartas de recomendação ou programas eleitorais. Crónica de Rogério Casanova

A nova pirâmide alimentar dos EUA é uma arma… (e eu não sabia)
É difícil encontrar uma justificação para colocar carne picada num guia alimentar e para dar um tão grande destaque a um alimento que certamente não precisa de ser promovido. Opinião de Pedro Carvalho

Morrer em Minneapolis
Minneapolis organiza-se e mostra o caminho da resistência. Os manifestantes, que saem à rua apesar da neve e das temperaturas negativas, dizem não estar a protestar mas sim a proteger a Constituição. Opinião de Graça Castanheira

Patricia Hayes: “As fotografias coloniais são piores e melhores do que pensamos”
Com uma vida dedicada à história africana e às suas representações visuais antes, durante e após os tempos coloniais, Patricia Hayes diz que a exposição sobre José Veloso de Castro deve ser debatida.

As múltiplas faces de José Veloso de Castro
Militar, cartógrafo, administrador colonial, editor de postais, dono de revistas, tudo isto sempre com a fotografia por perto. Mas além de imagens, deixou muitos outros traços de uma vida conturbada.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade