regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A Casa da Horta está a angariar fundos para poder continuar a ter morada no Porto
Prédio onde ainda está foi vendido e novo senhorio não quer renovar contrato com grupo associativo nem com moradores dos pisos superiores. Associação ainda não encontrou nova casa.

Sanções dos EUA aceleram desenvolvimento tecnológico na China
As restrições norte-americanas a chips e tecnologia avançada estão a produzir um efeito inverso, acelerando o investimento chinês em I&D e a construção de um ecossistema tecnológico autónomo.

Aguiar-Branco critica candidatos presidenciais que promovem “desconfiança permanente”
Presidente da Assembleia da República lamenta “lógica de suspeição generalizada sobre os políticos” e o debate em torno de uma eventual revisão constitucional na campanha para as presidenciais.

Com Um Saco de Ossos, Maria Lis procura outra vida
Em Um Saco de Ossos, Maria Lis inventa uma voz poética para Georgia O’Keeffe. Na fusão com a pintora, a poetisa dá-nos uma cosmovisão pessoalíssima.

Sinal vermelho aos ciclistas

Costume: uma palavra limpa para sujar tudo
Não gritei. As crianças nem sempre sabem gritar a tempo. Houve apenas confusão, movimento, uma urgência muda, e depois silêncio. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade