regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Sé do Porto

edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O poder de Ursula von der Leyen
A Europa precisa de estadistas que saibam defender os seus valores e definir a estratégia europeia. Eis que chegou alguém que parece não recear ter voz nos temas mais difíceis.

Crianças praticam menos desporto por falta de tempo e dinheiro
Investigação avança que as raparigas são as mais privadas da actividade desportiva por entraves associados à segurança.

Escritor Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019
A Gulbenkian premiou também a Associação de Apoio à Vitima, o Teatro Metaphora e o programa 90 Segundos de Ciência.

A planear um churrasco? Não o faça se quer salvar o planeta
Se os maiores consumidores de carne bovina e cordeiro reduzirem a sua ingestão semanal para 1,5 hambúrgueres até 2050, isso poderá reduzir as emissões de gases de efeito estufa e salvar as florestas de se tornarem terras agrícolas.

PS perguntou quem quer ser deputado. Oito disseram sim, quatro conseguiram
Oito militantes foram a jogo, mas a concelhia do PS-Porto só podia indicar quatro. A lista dos deputados pelo círculo do Porto será aprovada na sexta-feira e na altura já se saberá vai liderar a candidatura.

Pela primeira vez, há três realizadores portugueses na competição principal de Locarno
Pedro Costa, João Nicolau e Basil da Cunha entre as escolhas do importante festival de cinema.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade