regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Temos de nos manter fora da política”, diz Wim Wenders em Berlim
Conferência de imprensa do júri internacional é o primeiro momento quente da edição 2026, que se inicia esta quinta-feira: como defender a política das emoções sem tombar na emoção do político?

Montepio sofre quebra dos lucros, líder está de saída mas diz que “qualidade da gestão” está validada
Banco Montepio vê menor risco, mas não evita quebra de lucros. Ainda assim, resultado superou os 100 milhões de euros. Depósitos aplicados são um recorde, garantia pública ajudou à subida do crédito.

Dias de cheias também foram de quebra da actividade económica
Indicador diário de actividade económica calculado pelo Banco de Portugal voltou, na semana passada, a registar valores negativos, comprovando o impacto económico das tempestades.

Calcutá dá-nos um magnífico álbum de estreia: “Fazer música é pôr-me em contacto com o mistério de estar viva”
O álbum da antiga guitarrista dos Mighty Sands é feito de folk espectral, de ambient, drones e sintetizadores. Música transportadora, meditativa, a pedir outro tempo e toda a atenção. Magnífico.

Atleta olímpico ucraniano foi expulso por capacete que retrata mortos da guerra: “Não os trairei”
O COI sugeriu soluções alternativas, incluindo o uso de uma braçadeira preta. “Mesmo que o COI queira trair a memória destes atletas, eu não os trairei”, respondeu o atleta de skeleton.

Com mau tempo e tanto azar, nem bruxas nem sexta 13 em Montalegre: festa só em Março
O mau tempo leva Montalegre a falhar a festa da primeira “Sexta 13 - Noite das Bruxas” do ano, não vá o azar tecê-las. O evento traz milhares de visitantes e mais de um milhão de euros em receitas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade