regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma reforma laboral para mostrar a Passos Coelho
Sem acordo, forçar uma votação na Assembleia da República serve só para mostrar que Luís Montenegro tem muita vontade de fazer reformas, mas pouco apoio parlamentar para as concretizar?

Governo altera regime do Imposto sobre Produtos Petrolíferos para manter alívio fiscal
Conselho de Ministros aprovou descida dos limites mínimos do imposto.

Mourinho diz que “gostava de continuar no Benfica”
Treinador “encarnado” responde à especulação sobre o seu futuro na Luz na noite em que o Benfica terá praticamente abandonado a corrida ao título com um empate no terreno do Casa Pia.

A ordem nas saudades
Nas minhas saudades, pelo menos, ficando eu muito espantado se fossem diferentes das saudades dos outros, a seguir à pessoa vem o tempo que estava. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

O perigo de governamentalização da Lusa e a proposta do PS
O poder da Lusa é uma enorme tentação para o Governo. E Montenegro, infelizmente, não foi abençoado nem com os instintos liberais de Passos, nem com os de Cavaco. Opinião de João Miguel Tavares

Benfica mais longe do título após novo empate com o Casa Pia
“Águias” voltam a empatar com os “gansos” e ficam a sete pontos do líder FC Porto. Ríos deixou o Benfica na frente durante dez minutos, antes de Rafael Brito nivelar o marcador.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade