regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não faltam áreas de “baixo conflito” para Portugal cumprir metas de energia solar até 2030
Portugal dispõe de 1514km² de áreas de baixo conflito com a natureza para produzir energia solar, cinco vezes mais do que o necessário para cumprir a meta do plano de energia até 2030.

O que é a dieta anti-inflamatória e por que é a melhor para quase todos
“Esta dieta não só ajuda nas doenças auto-imunes, como reduz o risco de doenças cardiovasculares”, diz a endocrinologista Joana Menezes Nunes, que propõe um “estilo de vida anti-inflamatório”.

Função pública: aumento de 15 cêntimos no subsídio de refeição custa 26,5 milhões por ano
Acordo assinado com os sindicatos da UGT prevê aumentos de 15 cêntimos todos os anos até 2019. Custo total da medida ultrapassa 106 milhões de euros.

Top Atlântico dá a volta ao Mundo das Viagens e promete descontos
De 23 a 25 de Janeiro, o Mundo das Viagens, da Top Atlântico, chega ao Colombo e ao NorteShopping com descontos para vários destinos. A campanha prolonga-se até 9 de Fevereiro nas lojas e no site.

Alta velocidade num limbo depois do chumbo à nova estação de Gaia
As possíveis alterações ao Passe Ferroviário Verde, as obras da linha Évora-Elvas ou as estações de Lisboa que não têm comboios aos fins-de-semana são outros temas deste episódio do Sobre Carris.

No Norte de Portugal profundo, há bois que lutam e homens que vêem

Entre 2020 e 2025, o fotógrafo Bruno Pereira Ribeiro mergulhou no universo das chegas de bois em Montalegre, Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho. Trouxe, até Braga, “um retrato etnográfico da região”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade