regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um feliz e festivo 2026: mês a mês, planos para aproveitar o novo ano
Da Feira a Alcáçovas, um calendário generoso em romarias, tradições e tentações bem nutridas e regadas.

Incêndio destrói igreja histórica em Amesterdão
O incêndio começou por volta da 1h (0h em Lisboa) na torre da igreja. Pelas 9h, chamas anda não tinham sido controladas.

Um apelo à resistência dos moderados
Ser um jovem moderado exige, não só um grande amor a Portugal, como uma paciência de santo e uma resiliência de guerreiro. Exige explicar que gritar “vergonha” não baixa impostos nem cria riqueza. Crónica de Pedro Miguel Marques

O primeiro desejo que me ocorre para 2026 é...
De Miguel Esteves Cardoso a Liliana Carona, de Susana Peralta a Pedro Garcias, são 12 cronistas, 12 desejos. E o seu, qual é?

Cidadania ativa num tempo de emergência
Que 2026 seja o ano em que a participação cidadã ativa volte a ocupar o espaço público em todas as vertentes — para proteger o ambiente, a saúde e o futuro comum. O que se impõe é a ação coletiva. Opinião de Sílvia Moutinho

“Várias dezenas de mortos” após incêndio em bar de estância de esqui na Suíça
Autoridades procuram identificar contornos da tragédia e real número de mortos. Unidades de cuidados intensivos da região estão lotadas, com vários feridos a serem transferidos para outros hospitais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade