regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Desemprego recuou e emprego atingiu novo máximo no final de 2025
A taxa de desemprego caiu para 5,8% no quarto trimestre de 2025. Média anual ficou nos 6%, abaixo da estimativa do Governo. Emprego volta a aumentar, com forte contributo dos serviços.

“Ensino superior a melhorar”: ranking internacional põe universidades portuguesas a subir
Oxford volta a ser a melhor da Europa no ranking da QS. Há 26 instituições de ensino superior portuguesas na lista internacional. Universidade de Lisboa tem a classificação mais alta do país.

IL diz que teve duas queixas de assédio, mas nenhuma contra João Cotrim Figueiredo
A Iniciativa Liberal anunciou ainda a nomeação do advogado Paulo Saragoça da Matta como representante do partido nas “reacções judiciais que se impõem”.

Em Podence, os caretos espantam o mal e esperam 50 mil para o Carnaval
O Entrudo Chocalheiro de Podence celebra-se de 14 a 17 de Fevereiro. As estrelas são os Caretos de Podence, Património da Humanidade, para um Carnaval “genuíno e português”.

Eleições 2026 no Brasil: confira o prazo para regularização do título eleitoral
Prazo termina em 6 de maio e processo é digital. Inscrição, transferência e regularização eleitoral são feitas pelo site do TSE e não exigem atendimento presencial em Consulado do Brasil em Portugal.

Zero acusa Governo de ceder ao agronegócio ao dar mais água de Alqueva para regadio
Decisão do Governo “comprova a expansão desregulada e a má gestão do regadio” e acaba com a resiliência de Alqueva como reserva estratégica de água, diz organização ambientalista.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade