regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Despertador: temas para esta semana

Sindicato da PSP realiza no Porto primeiro de vários protestos previstos pelo país
Protesto começa com concentração em frente ao Comando Metropolitano da PSP e segue para a câmara municipal. Estão previstos outros em Leiria, Lisboa, Faro, Funchal, Guimarães e Ponta Delgada.

Do IVA a 6% ao ISP: quatro anos depois, Montenegro não faz o que exigia a Costa
Na oposição, o PSD exigia mais intervenção sobre os preços e via a receita adicional como margem para apoiar as famílias. No Governo, a prioridade passa mais pela preservação das contas.

Médico português recebe bolsa para estudar cancros do sangue em Londres
A bolsa, no valor de 414 mil euros e promovida pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa contra o Cancro, financia um projecto dedicado à leucemia mielóide aguda e às síndromes mielodisplásicas.

Polícias chegam a esperar horas por acesso a terminal que permite ouvir escutas
Sistema informático que realiza as escutas, o Paragon, é controlado pela PJ e as outras polícias tem que se deslocar às instalações da Judiciária para aceder aos terminais que lhes são dedicados.

Três menores estiveram 44 dias detidos em centro no aeroporto de Faro
Revelação feita em relatório que critica continuação de detenção de pessoas na zona internacional de aeroporto e constata que polícias desconhecem que permanência irregular em Portugal não é crime.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade