regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Véronique Nichanian despede-se da Hermès com seu último desfile de moda masculina em Paris
A designer de 71 anos passou o testemunho à jovem criadora britânica Grace Wales Bonner.

Infarmed suspende venda de vários lotes do medicamento Sertralina toLife
A Towa Pharmaceutical irá proceder à recolha de nove lotes referentes aos medicamentos Sertralina toLife 50 e 100 miligramas, “por ter sido detectada uma impureza acima do limite aceitável”.

Balanço do actual excesso de óbitos só será feito no final do Inverno
Actividade gripal epidémica está a abrandar em Portugal, com menos casos de gripe, infecções respiratórias graves e internamentos em cuidados intensivos, mas mantém-se o excesso de óbitos, diz o Insa.

Cem anos de Ordem dos Advogados nos 50 anos da CRP: um compromisso para o futuro
A reforma judicial útil não é a que corta direitos em nome da rapidez; é a que elimina desperdícios, organiza recursos, dá previsibilidade e devolve sentido de utilidade à tramitação. Opinião de José Pereira da Costa

Rodrigo Zalazar, “prego a fundo” rumo ao Mundial
Rodrigo Zalazar está melhor do que nunca e é “o” jogador da época no Sp. Braga. Em ano de Campeonato do Mundo, continua a acelerar para ganhar espaço na selecção do Uruguai.

Montenegro reitera que não vai apoiar nenhum candidato porque está focado em governar
O primeiro-ministro repetiu que não irá apoiar nenhum candidato na segunda volta das presidenciais depois de Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD e CDS, ter ficado em 5.º lugar na primeira volta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade