regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Carneiro defende investimento na formação para responder à inteligência artificial
Líder socialista pede ao Governo um novo modelo de financiamento para as escolas profissionais” e “uma melhor oportunidade de acesso ao ensino superior”.

Reguengos de Monsaraz vai preservar e divulgar espólio do cientista António Gião
António Gião manteve correspondência científica com Albert Einstein e o seu percurso académico e científico marcou a história da ciência em Portugal, frisa a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Espanha vai devolver a Shakira mais de 60 milhões de euros
A cantora colombiana deverá ser reembolsada pela Autoridade Tributária espanhola em mais de 60 milhões de euros por uma cobrança indevida de impostos referente a 2011.

“Na nova vida das terapias alternativas, junta-se o desespero com a vontade de vender”, publicado a 26 de Abril de 2026
Direito de resposta de Cláudio Conde a notícia publicada a 26 de Abril de 2026 nas edições impressa e online do PÚBLICO.

Agência Internacional de Energia: reservas de petróleo “estão a esgotar-se muito rapidamente”
Fatih Birol, director executivo da Agência Internacional de Energia (AIE) afirma: “Ainda restam várias semanas, mas devemos estar cientes de que está a diminuir rapidamente”.

Há um novo surto de Ébola: o que é a Bundibugyo e porque é uma emergência mundial?
Há pelo menos 80 mortes associadas a novo surto do vírus do Ébola na África Oriental. O vírus pertence a espécie mais rara, para a qual não há vacinas ou tratamentos aprovados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade