regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Homem tentou entrar no resort de Trump na Florida e foi morto pelos serviços secretos dos EUA
Indivíduo armado entrou no perímetro de segurança de Mar-a-Lago e foi abatido. Presidente está em Washington D.C.

Hungria ameaça bloquear 20.º pacote de sanções à Rússia e apoio à Ucrânia
Budapeste opõe-se a novas sanções à Rússia e ajuda a Kiev enquanto não houver retoma do petróleo russo via Ucrânia, intensificando a pressão política e energética na União Europeia.

Coimbra e o Baixo Mondego precisam de um sistema de cuidados, não de uma barragem
Os diques e o canal de rega foram bem concebidos e cumpriram a sua função durante décadas. Mas o clima mudou. Opinião de A. Nuno Martins

Dinamarca diz que Gronelândia não precisa de navio hospital que Trump anunciou
Primeira-ministra da Dinamarca diz-se “feliz por viver num país onde o acesso à saúde é gratuito e igual para todos”

Autocarro da Rede Expressos incendiou-se na A2, sem registo de feridos
O incidente deu-se entre os nós de Almodôvar, em Beja, e de São Bartolomeu de Messines, em Faro. O veículo pesado transportava 23 passageiros e o motorista, mas não houve vítimas.

Maddalena Fossati levou a gastronomia italiana a património UNESCO: “Não devemos perder o acto de cozinhar”
Defensora da cultura gastronómica, a jornalista teve a ideia da candidatura da gastronomia italiana à UNESCO. Diz que a ideia foi um “acto de pura loucura”, mas o “milagre” aconteceu.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade