regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Obra da ribeira de Algés “dá prioridade à segurança dos cidadãos”, diz ministra do Ambiente
O Estudo Prévio do Troço Final Canalizado da Ribeira de Algés foi entregue esta sexta-feira pela Câmara de Oeiras ao Governo e prevê intervenções prioritárias para mitigação de cheias.

“Nova parceria estratégica” entre Canadá e China garante acordo comercial
O encontro entre os líderes dos dois países resultou na redução de tarifas sobre veículos eléctricos e colza, no âmbito do restabelecimento das relações bilaterais.

Voo cancelado? Reembolso tem que incluir comissão do intermediário
A indemnização pelo cancelamento de um voo deve incluir a comissão cobrada pela plataforma de reservas intermediária onde o passageiro fez a compra, diz Tribunal de Justiça da União Europeia.

Alqueva vai aumentar volumes de água para regadio e para consumo humano e industrial
O consumo passa dos actuais 620 hm³ para 730 hm³ por ano, correspondendo a um aumento de 110 hm³. O tarifário para o fornecimento de água deve acautelar o aumento dos custos de exploração.

Fernanda Fragateiro: ler paisagem e escrever arquitectura
Em Viseu, a artista esculpe vistas longínquas de diferentes territórios, sugeridas por tons, texturas e vibrações.

A aguardar arranjo há anos, chão partido do terminal do Campo Grande é uma armadilha
Pavimento danificado causa quedas quase diárias, algumas com gravidade. No terminal, há um abrigo destruído desde o embate de um autocarro, em Agosto de 2023. Passageiros criticam más condições.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade