regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Câmara de Loures demoliu 51 barracas no Bairro do Talude Militar — em imagens

Com forte contestação de moradores e à força, a Câmara Municipal de Loures avançou com a demolição de barracas no Bairro do Talude Militar. Ao todo, foram demolidas 51 das 64 previstas.

António Barreto, a educação e a pureza dos anjos
De que se tem medo? De que alunos e educadores se ponham nas aulas a disputar sistemas de crenças e a inculcar doutrinas e modos de ver? Mas isso também pode acontecer nas “aulas disciplinares”. Opinião de Luís Farinha

Desalojados em bairro de Loures vão pernoitar em tendas e na igreja do Talude
Foram demolidas 51 habitações precárias no Bairro do Talaude, em Loures, esta segunda-feira. Movimento Vida Justa denuncia falta de soluções, já que desalojados vão pernoitar em tendas e na igreja.

Prisão domiciliária e pulseira electrónica para o sétimo detido da Operação Nexus
Operação envolve crimes de corrupção passiva, participação económica em negócio, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documento e abuso de poder. PJ deteve sete suspeitos até à data.

“Vocação humanista” na imigração? Falemos de integração
O Governo afirma que, sobre as suas medidas de regulação da imigração, assenta uma “vocação humanista”. No entanto, pouco ouvimos falar sobre integração: o nosso maior garante de humanismo. Crónica de António Félix

António Filipe assume-se como o candidato dos democratas e distancia-se de Marcelo
Com críticas ao Presidente por se limitar a “pairar sobre os problemas”, António Filipe prometeu tomar uma “posição clara”. O candidato recusa desistir à segunda volta ou perante Sampaio da Nóvoa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade