regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha
Naufrágio aconteceu este domingo numa zona rochosa da ilha de Ínsua, em Moledo. Há três homens desaparecidos.

Segunda na TV: A F*ckuldade, mais zombies e All Her Fault
Para abrir a semana também há dança, A Conspiração do Cairo, Barbie, Sons de Vitória e Vida.

Membros do Conselho de Magistratura devem declarar prendas e informar sobre intervenções públicas
Código de conduta diz que os seus membros devem abster-se de participar publicamente em campanhas eleitorais e recolhas de fundos. Antes de fazerem intervenções públicas devem informar o CSM.

Bem-vindos aos EUA. Favor disponibilizar a alma à entrada
Aquilo que dizemos online — mesmo em tom de ironia ou frustração — pode, em tese, motivar uma recusa de entrada. Será que este texto já bastará para não ser elegível à admissão na land of the free? Crónica de Helena Moura

Funcionários do Museu do Louvre marcam greve por más condições de trabalho
“Há um nível tal de exasperação que tudo indica que as condições estão reunidas para uma greve muito forte”, afirmou Christian Galani, representante da Confederação Geral do Trabalho (CGT) no Louvre.

Biblioteca de Bolso com Hugo Van Der Ding
Leituras que deixam marcas indeléveis nas nossas vidas. Uma conversa informal sobre a relação que estabelecemos com os livros. Com Inês Bernardo e José Mário Silva.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade