regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Polícia de Portugal prende dois brasileiros sob suspeita de tráfico de uma tonelada de cocaína
Substância foi encontrada em sacos de açúcar de contêineres importados da América do Sul. Defesa diz que empresários não têm relação com droga apreendida

Aliados de Abbas vencem autárquicas na Palestina marcadas pelo regresso às urnas em Gaza
Fiéis a Abbas vencem autárquicas em Gaza e na Cisjordânia, no primeiro acto eleitoral em 20 anos a incluir o enclave gerido pelo Hamas, apesar da baixa afluência e da guerra.

Músico luso-guineense radicado na Inglaterra anuncia lançamento de novo trabalho
EP 29 marca fase de maturidade artística do músico Rivera e resgata influências do gênero Ghetto Zouk. Estilo do artista mistura raízes africanas e sonoridade urbana europeia.

Israel dá ordem de evacuação para várias localidades no Sul do Líbano
Forças israelitas acusam o Hezbollah de continuar a violar o cessar-fogo e vai montar operações contra o grupo fora da “zona tampão”.

O que fazer? Segunda é dia de ir ao ouriço e à chanfana
Música de câmara, exposições e o ciclo A Alegria do Mundo Toda Inteirinha Numa Tela também entram na agenda.

Trump sobreviveu ao terceiro ataque
Caso a caso, saiba quando, onde e como foram as três vezes, em dois anos, que Trump esteve na rota dos tiros de atiradores “furtivos”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade