regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

João Almeida perde tempo para os rivais no contra-relógio da Volta ao Algarve
Ciclista português perdeu 37 segundos para Juan Ayuso e meio minuto para Paul Seixas, complicando a luta pela vitória final. Italiano Filippo Ganna venceu a etapa.

Moradores de prédio camarário em Alcântara expropriados à pressa para obras do metro
Residentes de prédio a demolir para expandir Linha Vermelha terão de sair até final de Março. Dizem que Câmara de Lisboa não os avisou e indemnizações não chegam para encontrar nova casa.

Quem é Alysa Liu, a patinadora “alternativa” e livre que se reformou e voltou para ganhar o ouro?
A patinadora artística de 20 anos conquistou o ouro individual nos Jogos Olímpicos de 2026. É a primeira norte-americana a vencer o título desde 2002, mas já era uma estrela antes da medalha.

Câmara de Lisboa promete agir junto do Governo para “melhor utilização possível” do Quartel da Graça
Em causa está uma notícia do PÚBLICO, a dar conta de que o grupo hoteleiro Sana, que celebrou um contrato de concessão com o Estado para transformar o Quartel da Graça, o deixou ao abandono.

Recuperação após as tempestades: Governo diz que poderá ter de captar trabalhadores do estrangeiro
A aplicação do Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR) precisa de trabalhadores, e é preciso assegurar que oferta disponível “não é restrição à execução do programa”.

Marcelo defende que Portugal e Espanha devem estar “cada vez mais unidos”
“Enquanto servi como Presidente da República portuguesa, Espanha ocupou sempre um lugar cimeiro na minha agenda e no meu afecto”, realçou Marcelo Rebelo de Sousa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade