regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mau tempo: sete distritos sob aviso amarelo devido a chuva forte e trovoada
Viseu, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo. Tendência será para “haver um desagravamento” das “condições meteorológicas”, diz a ANEPC, com base na previsão do IPMA.

Mais de 125 mil acidentes e 379 mortos este ano nas estradas portuguesas
Os dados provisórios da ANSR mostram que este ano morreram menos 41 pessoas nas estradas portuguesas em relação ao mesmo período de 2024. Porém, acidentes, feridos graves e ligeiros aumentaram.

Palcos da semana: Márcia, comédia e cinema entre Kafka e Walser
No teatro, as estreias de Branca de Neve & Outros Dramalhetes e Em Processo. No cinema, o Porto/Post/Doc. Ana Márcia canta entre amigos e Alcobaça faz-se capital do humor.

Os professores regressam à escola e ao laboratório: “Agora, já não entro em pânico”
No Porto, uma dezena de professores voltou às aulas para reaprender (ou relembrar) a ciência – e trazer os microrganismos para um lugar de destaque. Tudo à custa de um doutoramento.

María Corina Machado apela a que se “baixem as armas” pela “liberdade” da Venezuela
Machado apelou “àqueles que hoje cumprem as ordens infames [de Maduro] “ para que, “chegada a hora, saiam e abracem o povo”. Maduro prepara “luta armada” após aumento da presença militar dos EUA.

UGT “encostada à parede” pelo Governo admite avançar para “dois dias de greve”
UGT aconselhou o Governo a “parar, escutar e reflectir”. Sem um esforço significativo do executivo, não haverá alternativa à greve geral marcada para 11 de Dezembro, diz Mário Mourão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade