regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Só um em cada quatro norte-americanos apoia os ataques ao Irão
Inquérito da Reuters/Ipsos revela que 43% dos norte-americanos reprovam os ataques dos EUA ao Irão. Mais de 50% acreditam que Trump tem demasiada propensão para usar força militar.

Trump insta Guardas da Revolução do Irão a “pousarem as armas ou enfrentarem morte certa”
Num vídeo de seis minutos, o Presidente dos EUA garantiu que as acções militares no Irão “vão continuar” até serem atingidos os objectivos — e devem demorar quatro semanas.

Irão: o Governo meteu-nos numa guerra e não deu cavaco a ninguém
Se depois da Gronelândia, Donald Trump quiser ocupar a ilha Terceira onde fica a base das Lajes, provavelmente alguém do Governo da República estará presente, venerador, para entregar as chaves. Crónica de Ana Sá Lopes

Passos Coelho e Sérgio Sousa Pinto preparam estudo sobre bloqueios da economia
O diagnóstico está quase pronto. Haverá mais dores de cabeça para Montenegro? Relvas diz que Passos é o “navio almirante” da direita, Gomes Sanches que “é o único” capaz de a “federar”.

Pesquisa brasileira dá esperança a pacientes com lesões na medula
Após décadas de estudos, iniciativa liderada pela pesquisadora Tatiana Sampaio, da UFRJ, coloca a ciência brasileira como protagonista e dá esperança concreta a milhões de pacientes no mundo.

O que (também) se passa na escola
Os pais podem perguntar aos filhos “Como correram as aulas” ou “Como foi hoje a escola” e receber uma resposta que está longe de revelar tudo o que ocorre na escola e naquele contexto. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade