regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Operação Influencer: Chega critica “pressão” para ilibar Costa, IL pede cautela e BE explicações à PGR
A socialista Mariana Vieira da Silva considera que “não há nada que justifique que meses depois” o ex-primeiro-ministro “continue a não poder ser ouvido”.

As jóias também podem ser arma política, diz a 2.ª Bienal da Joalharia Contemporânea
O evento arranca com duas exposições no Museu do Tesouro Real. Jóias para a democracia homenageia 60 mulheres que contribuíram para a liberdade, numa celebração também dos 50 anos do 25 de Abril.

Câmara de Lisboa aprova 1,2 milhões para assegurar apoio a sem-abrigo no novo centro do Beato
A verba vai financiar associações que asseguram o funcionamento do Centro de Acolhimento de Emergência Municipal, que desde Março funciona nas antigas instalações da Manutenção Militar, no Beato.

Cores originais dos painéis de Almada em gare de Lisboa revelam-se com restauro
“O artista Almada Negreiros (1893-1970) considerava esta a sua obra mais conseguida”, diz a técnica de restauro Mariagiulia Roscigno. Intervenção decorrerá durante 14 meses.

OMS: transmissão da gripe aviária H5N1 ao ser humano causa “enorme preocupação”
No início de Abril, as autoridades norte-americanas indicaram que uma pessoa tinha testado positiva para a gripe aviária, após ter sido infectada por uma vaca leiteira no Texas.

Vendas de Vinho Madeira crescem em volume, mas receitas são menores
A comercialização do fortificado atingiu 789 mil litros e rendeu 4,8 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 — um aumento de 10,3% em volume e um decréscimo de 9,9% em valor.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade