regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ventura mantém mira no Governo e junta Castro Almeida à lista de alvos
Candidato a Belém criticou ministro da Economia por sugerir que famílias utilizem salários do mês passado para fazer face às necessidades depois da tempestade. Ida de Marcelo ao Vaticano não caiu bem.

Na I Liga portuguesa, já se faz bom dinheiro fora dos “grandes”
Os últimos quatro mercados de transferências permitiram a mais clubes terem vendas acima de cinco milhões de euros. Gil Vicente e Arouca destacam-se, mas Famalicão e Vitória também sabem como se faz.

Marcelo reforça vigilância e Montenegro garante empenho com todos os meios no terreno
Antes de voltar ao terreno, Presidente da República deixou recado de que “não serve de nada ter medidas no papel se não é possível dar resposta”. Primeiro-ministro garante “todos os meios” empenhados.

Ao fim de uma semana, o músculo industrial de Leiria recomeça lentamente a mexer-se
Entre a destruição, ainda sem água, energia da rede ou telecomunicações, há empresas que tentam retomar trabalho, seja com geradores que começam a chegar ou com a energia que arranca a conta-gotas.

Socorro!: uma ópera com três vinténs
Um objecto lúdico e de bolso, remando contra a maré dos Avatar & Ca., em contraciclo com o entertainment do presente.

Descontos fiscais na habitação aumentam lucros dos proprietários sem baixar preços, dizem investigadores
Investigadores vêem as medidas de desagravamento fiscal propostas pelo Governo como “um subsídio ao rendimento” dos proprietários, sem que tenham efeitos positivos sobre a acessibilidade da habitação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade