regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kristin: mais do que um “problema de prevenção”, Marcelo vê no país um “problema de estruturas”
Em visita ao município de Leiria, o Presidente da República elogiou a resposta da população afectada pelo mau tempo, pelo “bom senso e resistência”.

Sérgio Sousa Pinto e os “atrasados mentais” que temem o PS
Sérgio Sousa Pinto recua cem anos para invocar os perigos do fascismo e não consegue recuar vinte para explicar os erros do PS? Opinião de João Miguel Tavares

Dias de tempestade: a vida sem água nem luz e, para muitos, sem trabalho
Há centenas de empresas destruídas entre Leiria e Pombal, algumas não sabem se vão reabrir. Milhares de pessoas sem luz, água e comunicações. Viagem às aldeias onde as noites parecem intermináveis.

Investimento em defesa e austeridade: o novo “Governo colaborativo” dos Países Baixos
Coligação minoritária anunciou acordo que visa investir mais em defesa, tecnologia e combate à poluição. Cortes na saúde e segurança social. Novo Governo deverá ser empossado a 23 de Fevereiro.

O IndieJúnior Porto soma 10 edições a levar público ao cinema desde pequenino
Festival arrancou no início da semana e termina na segunda-feira com programação comemorativa orientada para o público infanto-juvenil, mas este ano também para mães e pais.

As pistas de dança morreram. O que está a substituir esta forma de dançar?
Num mundo em que estamos permanentemente sobre o foco dos ecrãs e das câmaras dos telemóveis, as pistas de dança das discotecas estão agora mais vazias. A dança ainda sobrevive?

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade