regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sem prova de falso testemunho das denunciantes, Ministério Público arquiva queixa de Boaventura
Procurador não encontra prova de falso testemunho das arguidas. Queixa de injúria foi também arquivada por ter sido feita fora do prazo. Acção cível de “tutela de personalidade” também terminou.

Subvenções de políticos e ironias
No ano passado já se assinalaram os 20 anos do fim da contagem de tempo para o pagamento de subvenções vitalícias a ex-políticos. Um fim que não precisou de uma mexida na Constituição. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Megaprocessos: ministério demarca-se do bastonário da Ordem dos Advogados, mas não se opõe à medida
Ministério da Justiça diz que não conhece proposta de João Massano, mas não se opõe a que a Ordem crie equipas permanentes de oficiosos caso entenda que o actual sistema não dá a resposta adequada.

Trump ensaia recuo no Minnesota após falar com Walz e desautorizar Bovino
Presidente altera liderança da intervenção federal em Mineápolis e compromete-se a reduzir número de agentes, perante críticas que se alastram ao campo republicano e o risco de novo shutdown.

Em Justiça Cega, Sara de Castro encosta o ouvido ao “mais hediondo” dos crimes
A partir dos mitos de Medeia e La Llorona, e de um caso real, a encenadora olha para casos de mães que matam filhos e questiona os alicerces da justiça. No São Luiz, desta terça a 7 de Fevereiro.

Concurso externo extraordinário abre porta à entrada de 1639 professores nos quadros
Vagas abertas para o 1.º ciclo, onde há grande carência de professores, foram todas preenchidas, tal como nos grupos de Matemática e de Geografia. Maioria dos docentes vincula-se na Grande Lisboa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade