regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Sondagem: Leitão e Moedas em empate técnico, mas socialista segue à frente
A liderança da Câmara de Lisboa vai decidir-se entre as coligações lideradas por PS e PSD. Apenas estas alianças, o Chega e a CDU vão eleger. Democrática Aliança com 2% pode dever-se a “confusão”.

INEM mobilizou meios para apoiar comunidade educativa depois de dois menores se terem suicidado em Castro Daire
CPCJ não confirma tentativas de suicídio na sequência das duas mortes “por questões de confidencialidade e de reserva da vida privada das famílias”.

O Sp. Braga venceu sem sofrer no Celtic Park
Minhotos triunfam na Liga Europa, em Glasgow, sobre o campeão escocês, por 0-2. Horta e Gabri marcaram os golos.

Governo revela que aviões dos EUA fizeram escala nos Açores a caminho de Israel
Numa primeira avaliação, Ministério dos Negócios Estrangeiros concluiu que nenhum avião com destino a Israel havia feito escala na Base das Lajes. Rangel anuncia que vai “apurar responsabilidades”.

Lançado site que reúne todos os contributos sobre a extinção da FCT
Iniciativa intitulada Pela Ciência faz a recolha de tudo o que tem sido publicado sobre a extinção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que dará lugar a nova agência que junta também a inovação.

“Nirvana Baby” perde novo processo contra banda por capa de Nevermind
Juiz decidiu que a capa de álbum de 1991 não é pornografia infantil. Spencer Elden voltou a processar o fotógrafo da banda rock.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade