regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Despertador: Grupos extremistas doam 3,3 milhões a associações portuguesas antiaborto

A Bienal de Bissau terminou, a luta para estruturar o tecido cultural da Guiné continua
Primeira Bienal de Arte e Cultura da Guiné-Bissau encerrou a 31 de Maio, mas até 2027 não há pausas. A missão de dotar o país das mais básicas políticas e infra-estruturas culturais não pode esperar.

Antiaborto e direitos sexuais. Organizações extremistas doam 3,3 milhões de euros a associações portuguesas
Em cinco anos, na Europa, aquele financiamento ultrapassou os mil milhões de euros. Relatório alerta que “décadas de direitos sexuais e reprodutivos” estão ameaçadas.

Podemos ter promessas melhores e maiores

De onde vêm os milhões que financiam movimentos antiaborto?
O financiamento de movimentos que põem em causa direitos fundamentais ultrapassou, em Portugal, os 3,3 milhões de euros, entre 2019 e 2023.

Beneficiários insistem na redução dos descontos para a ADSE
Parecer do Conselho Geral e de Supervisão reconheceu a necessidade de rever a actual contribuição de 3,5% do salário exigida por 14 meses. Mas não tomou posição sobre uma solução concreta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade