regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Túnel vertical: nova estratégia para salvar o bebé preso no poço em Málaga
As equipas de resgate optaram por construir um túnel vertical e paralelo ao de Julen porque a construção do orifício horizontal encontrou problemas no terreno.

General Ossufo é novo líder da Renamo em primeira eleição democrática
Maior partido da oposição moçambicana elege antigo comandante da guerrilha para suceder a Afonso Dhlakama. O grande derrotado é Elias Dhlakama, irmão mais novo do líder histórico da Renamo.

Quem vai ganhar a batalha final do Brexit?
Tendo sobrevivido ao voto de censura, resta saber como Theresa May desatará o nó político de Brexit.

A cannabis recreativa deve ser legal? O que defendem BE e PAN
Os dois partidos levam a discussão no Parlamento iniciativas para legalizar a cannabis para uso recreativo. Dos postos de venda às restrições, do autocultivo às sanções, saiba o que propõem.

Criados vasos sanguíneos humanos em laboratório – e podem ajudar diabéticos
O sistema vascular criado numa placa de Petri foi transplantado para ratinhos e funcionou. Este novo método pode ajudar a evitar alterações nos vasos sanguíneos de diabéticos e perceber melhor as causas das doenças vasculares.

Despesa com pessoal no SNS cresceu quase 600 milhões de euros
Ministérios da Saúde e das Finanças dizem que melhoria das condições de trabalho "deve ser valorizada por todos os profissionais". Nota contesta avaliação do Tribunal de Contas e afirma que despesa do SNS deverá atingir os 10.000 milhões de euros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade