regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.

O registo mais antigo que se conhece referente ao moinho de água de roda horizontal, encontra-se num epigrama de Antipratos de Salónica, o qual se presume date de 85 a.C.. Existem no entanto, outros registos, nomeadamente arqueológicos, que apontam para a existência deste sistema na Dinamarca no século I a.C., e mencionado num poema na China do ano 31 da nossa era. Já relativamente ao moinho de água de roda vertical, é pela primeira vez mencionado por Vitrúvio numa obra datada de 25 a.C.. 


A roda horizontal à qual se chama rodízio, é composta por um conjunto de palas dispostas radialmente, que recebem a impulsão do jacto de água. A difusão deste tipo de engenhos hidráulicos foi muito rápida por toda a Europa, devido à abundância e características dos cursos de água existentes. Os senhores feudais da época medieval eram privilegiados por possuírem estes engenhos, pois cobravam pesados impostos a quem os utilizasse. O aumento da cultura dos cereais por parte de pequenas comunidades rurais, levou à crescente expansão principalmente dos moinhos de roda horizontal ou rodízio.


A introdução dos moinhos de água em Portugal deve-se presumivelmente aos Romanos, sendo o moinho de rodízio aquele que mais se difundiu, principalmente no norte do país. A sua utilização subsistiu até aos nossos dias e segundo o autor Jorge Dias, existiriam no ano de 1968, cerca de 10.000 moinhos ainda em actividade, dos quais aproximadamente 7.000 seriam de água e destes 5.000 seriam de rodízio.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Câmara de Loures demoliu 51 barracas no Bairro do Talude Militar — em imagens

Com forte contestação de moradores e à força, a Câmara Municipal de Loures avançou com a demolição de barracas no Bairro do Talude Militar. Ao todo, foram demolidas 51 das 64 previstas.

António Barreto, a educação e a pureza dos anjos
De que se tem medo? De que alunos e educadores se ponham nas aulas a disputar sistemas de crenças e a inculcar doutrinas e modos de ver? Mas isso também pode acontecer nas “aulas disciplinares”. Opinião de Luís Farinha

Desalojados em bairro de Loures vão pernoitar em tendas e na igreja do Talude
Foram demolidas 51 habitações precárias no Bairro do Talaude, em Loures, esta segunda-feira. Movimento Vida Justa denuncia falta de soluções, já que desalojados vão pernoitar em tendas e na igreja.

Prisão domiciliária e pulseira electrónica para o sétimo detido da Operação Nexus
Operação envolve crimes de corrupção passiva, participação económica em negócio, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documento e abuso de poder. PJ deteve sete suspeitos até à data.

“Vocação humanista” na imigração? Falemos de integração
O Governo afirma que, sobre as suas medidas de regulação da imigração, assenta uma “vocação humanista”. No entanto, pouco ouvimos falar sobre integração: o nosso maior garante de humanismo. Crónica de António Félix

António Filipe assume-se como o candidato dos democratas e distancia-se de Marcelo
Com críticas ao Presidente por se limitar a “pairar sobre os problemas”, António Filipe prometeu tomar uma “posição clara”. O candidato recusa desistir à segunda volta ou perante Sampaio da Nóvoa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade