regiaonorte.net
Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.

O registo mais antigo que se conhece referente ao moinho de água de roda horizontal, encontra-se num epigrama de Antipratos de Salónica, o qual se presume date de 85 a.C.. Existem no entanto, outros registos, nomeadamente arqueológicos, que apontam para a existência deste sistema na Dinamarca no século I a.C., e mencionado num poema na China do ano 31 da nossa era. Já relativamente ao moinho de água de roda vertical, é pela primeira vez mencionado por Vitrúvio numa obra datada de 25 a.C.. 


A roda horizontal à qual se chama rodízio, é composta por um conjunto de palas dispostas radialmente, que recebem a impulsão do jacto de água. A difusão deste tipo de engenhos hidráulicos foi muito rápida por toda a Europa, devido à abundância e características dos cursos de água existentes. Os senhores feudais da época medieval eram privilegiados por possuírem estes engenhos, pois cobravam pesados impostos a quem os utilizasse. O aumento da cultura dos cereais por parte de pequenas comunidades rurais, levou à crescente expansão principalmente dos moinhos de roda horizontal ou rodízio.


A introdução dos moinhos de água em Portugal deve-se presumivelmente aos Romanos, sendo o moinho de rodízio aquele que mais se difundiu, principalmente no norte do país. A sua utilização subsistiu até aos nossos dias e segundo o autor Jorge Dias, existiriam no ano de 1968, cerca de 10.000 moinhos ainda em actividade, dos quais aproximadamente 7.000 seriam de água e destes 5.000 seriam de rodízio.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Câmara de Oeiras alerta para burlões que tentam vender casas municipais
Autarquia afirma que Departamento de Habitação Municipal de Oeiras detectou casos em que cidadãos solicitam pagamentos ou adiantamentos para reservar ou adquirir os imóveis.

Trump pede ao Supremo que anule sentença de 83 milhões no caso de E. Jean Carroll
Os advogados alegaram que uma decisão do Supremo Tribunal de 2024, que concede aos presidentes imunidade total por acções realizadas no exercício do cargo, isenta Trump de responsabilidade neste caso.

Documentário sobre a Amazônia faz parte de festival em Portugal e Espanha
Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá de Luccas, será exibido no Periferias — Festival Internacional de Cinema, de 7 a 15 de agosto, em Marvão e Valência de Alcântara.

Universidade de Aveiro alvo de ataque informático
Universidade está a apurar a extensão da informação comprometida e a implementar medidas para mitigar os impactos deste incidente. Crime aconteceu “há uns dias”.

Privatização da TAP avança com propostas vinculativas da Lufthansa e Air France-KLM
Parpública, holding pública que gere as participações empresariais do Estado, tem agora 30 dias para entregar relatório ao Governo.

Dois bombeiros morrem em combate a incêndio florestal na ilha grega de Creta
O avanço dos incêndios na bacia do Mediterrâneo provocou duas vítimas mortais na ilha de Creta, onde dois bombeiros gregos sucumbiram às chamas perto da aldeia de Krya Vrysi.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade