regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não é isto a distopia?

Mitsubishi Eclipse Cross EV, o gémeo pragmático do Renault Scenic
Parece um Renault Scenic, mas o Mitsubishi Eclipse Cross EV oferece a bateria de 87 kWh ao preço da versão base francesa. Testámos a autonomia real numa viagem exigente à Serra da Estrela.

Venezuela pondera clemência para presos políticos excluídos da lei de amnistia
Jorge Rodríguez defendeu que o Programa de Convivência e Paz, criado em Janeiro por Delcy Rodríguez, poderá analisar casos e recomendar medidas “para pessoas não abrangidas” pela amnistia.

Muçulmanos em Sintra: com “incerteza face ao futuro”, têm-se unido em associações
Estudo a comunidades muçulmanas em Sintra mostra que são diversas: há muitas pessoas de origem guineense e cada vez mais do Bangladesh e Paquistão. Precariedade na casa e trabalho são preocupações.

Lula pede a Trump que trate todos os países de forma igual
Em reacção às tarifas de 15% impostas por Trump, Lula da Silva afirmou não querer “uma nova Guerra Fria” e manifestou optimismo em relação à sua visita planeada a Washington, em Março.

Próximo director da PJ deverá ser um polícia: os nomes na calha
O mais destacado na corrida é José Monteiro, que dirige actualmente a PJ de Braga. Tem um irmão que, desde Abril de 2024, é assessor no gabinete do primeiro-ministro Luís Montenegro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade