regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Presidente da República critica precariedade: “O trabalho tem de compensar”
António José Seguro lembra que a história ensina “que os trabalhadores já enfrentaram antes momentos assim” e que “a resposta nunca foi a resignação”.

P’ra não dizer que não falei de flores
Para os saudosistas do 24 de Abril, cravos a 25 de Abril são uma abominação, qualquer que seja a cor. Crónica de Ana Cristina Leonardo

CGTP convoca greve geral para 3 de Junho
Secretário-geral da CGTP anuncia protesto nacional contra o pacote laboral.

Santa Maria da Feira: pausa para café… e cerâmica
Pincel na mão, mente descansada. Eis o que propõe o novo Hey! Ceramic, misto de cafetaria e oficina de cerâmica. Há workshops e eventos temáticos. O telemóvel fica de lado.

E se o seu assistente de IA simulasse um ente querido já falecido?
A integração da inteligência artificial no processo de luto está a criar dilemas éticos e psicológicos ao transformar memórias digitais em avatares que desafiam a aceitação da perda.

Brasil: recifes de Abrolhos perdem 15% da cobertura de corais em 18 anos
Investigadores alertam para mudanças profundas e persistentes nos recifes de Abrolhos, no Brasil, onde o branqueamento em massa e a pressão humana comprometem a sobrevivência dos corais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade