regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Eddie Murphy recebe o Prémio Carreira do American Film Institute
Um dos maiores actores cómicos da história recente, Murphy foi distinguido pela sua carreira de mais de cinco décadas. John Ford, Tom Hanks ou Meryl Streep venceram este prémio anteriormente.

Como implodir o superior: proposta de revisão do regime jurídico dos graus e diplomas
A proposta de revisão não se afigura como um instrumento de modernização, mas sim como um perigoso retrocesso que asfixia a verdadeira autonomia universitária sob o peso de uma tecnocracia míope. Opinião de Carlos Ceia

Islamabad prepara-se para negociações que Trump diz que vão acontecer esta segunda
Impasse mantém-se no estreito de Ormuz. O Presidente dos EUA afirma que os seus representantes estarão na capital paquistanesa, mas os iranianos ainda não confirmaram o encontro.

Veloz como um Raio, robô chinês pulverizou o recorde humano da meia-maratona
Kiplimo recuperou a melhor marca da distância em Março, em Lisboa, com 57m 19s. Na prova de robots humanóides em Pequim, o primeiro cortou a meta com 50m 26s. Em 2025, precisou de 2h 40m.

Miguel Albuquerque diz que autonomias são um “grande negócio” para o Estado português
Líder do PSD/Madeira admite que os deputados eleitos pela região autónoma para a Assembleia da República possam passar a independentes: “Nós só fazemos parte do PSD nacional porque queremos ainda”.

Salve, Jorge! Lisboa terá samba e feijoada em homenagem ao santo guerreiro
Festa na Fábrica Braço de Prata, em 23 de abril, será comandada pelo Samba do Chalé em parceria com o Grupo Naquele Tempo e o Clube do Choro e participação especial da cantora Nega Jaci.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade