regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Supremo Tribunal dos EUA abala comércio mundial. Que ondas de choque esperar?


Decisão de considerar a maior parte das tarifas do Presidente dos EUA ilegais e a resposta com novas tarifas da Casa Branca lançaram a economia mundial para um novo cenário de grande incerteza.

Tribunais anulam cancelamento de residências de alguns dos 72 clientes de empresa acusada de imigração ilegal


AIMA quis anular as residências de 72 cidadãos porque eram clientes de uma empresa arguida por suspeitas de auxílio à imigração ilegal. Nenhum era arguido e tribunais reverteram decisão.

Da adversidade à oportunidade — reconciliar Portugal com a natureza
A Natureza tem de estar no centro das decisões. Não como uma preocupação paralela, mas como o primeiro critério de planeamento do território, de investimento público e desenvolvimento económico. Opinião de Marta Peneda

Um morto e três feridos graves em colisão entre ambulância e ligeiro em Faro
Do acidente resultaram quatro feridos graves, entre os quais uma mulher de 96 anos, paciente que estava a ser transportada para o hospital e que acabou por morrer.

Governo incentiva calçado português a “não abandonar” a aposta nos EUA
O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, é “prudente” na reacção à renegociação do acordo dos direitos aduaneiros entre a UE e os EUA, defendendo uma resposta em “bloco”.

Morreu “El Mencho”, o ex-polícia que ergueu um dos cartéis mais violentos do México
O líder do Jalisco Nueva Generación, tido como frio e calculista, conseguiu construir um império com tentáculos em todas as partes do país, aproveitando os espaços vagos deixados por outros cartéis

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade