regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O discurso de ódio é o melhor escudo democrático
O discurso de ódio deve ocupar o seu lugar no palco da democracia. Prefiro agarrar-me ao otimismo antropológico e acreditar que a lucidez emergirá para condenar o discurso de ódio à tumefação que é. Opinião de Paulo Vila Maior

O foguete retórico de Luís Montenegro
Do nada, Luís Montenegro prometeu uma subida espectacular de salários se todos alinharem com o que está inscrito na reforma laboral. Fê-lo em jeito de promessa, como uma campanha eleitoral. Editorial dePedro Candeias

Esquerda não vê greve como novo fôlego; sindicatos assumem a guerra pelos partidos, dizem politólogos
Politólogos questionados pelo PÚBLICO dizem que os sindicatos e trabalhadores estão a assumir a liderança da luta que os partidos de esquerda já não têm poder no Parlamento para travar.

A falta de espessura histórica do presente português
Não sendo a Meia Maratona dos Descobrimentos obra de militantes da extrema-direita anti-wokista – embora o possa parecer –, a sua realização e aceitação social levantam questões importantes. Opinião de Duncan Simpson

O Candidato Vieira apresentou-se no Club Som de Cristal, no Porto, ao lado de um Toy activista

Manuel João Vieira actuou na festa Club Som de Cristal, no Porto, na noite de sábado, 7 de Dezembro.

Brasileira, ex-cunhada de porta-voz de Trump, é liberada da prisão sob fiança nos EUA
Bruna Ferreira, mãe de sobrinho de Karoline Leavitt, estava detida sob a acusação de permanecer nos Estados Unidos após o visto vencer. Ela havia sido presa pela polícia para imigrantes.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade