regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo suspende prova de ausência de dívidas ao Estado nas viagens das ilhas
Nova regra de não-existência de dívidas ao Estado para receber o subsídio social de mobilidade fica suspensa até 31 de Janeiro para avaliar a medida com governos regionais.

Já se cozeram fogaças no castelo da Feira e está tudo a postos para a festa maior da cidade
Festa das Fogaceiras tem o seu momento alto no dia 20, mas todo o mês de Janeiro é dedicado à valorização do pão doce que evoca o voto feito pelo povo ao mártir São Sebastião para o livrar da peste.

Na Casa Branca, Corina Machado vai tentar voltar a jogo
Donald Trump recebe a líder da oposição venezuelana em Washington menos de duas semanas depois da captura de Maduro. Cair nas boas graças do Presidente dos EUA será a sua missão.

Contra salva-vidas de Mendes, Ventura aposta na bipolarização com Seguro
Candidato a Belém declara-se única alternativa a Seguro e apela à concentração de votos da direita e do centro direita na sua candidatura. Montenegro foi apelidado de “salva-bóias” de Marques Mendes.

Fafe elimina Sp. Braga e faz a festa na Taça de Portugal
Triunfo da formação da Liga 3, que disputará pela terceira vez na história uma meia-final.

EUA suspendem pedidos de Cabo Verde para obtenção de vistos de imigração
Cabo Verde, Brasil e mais 73 países têm vistos de imigração para os EUA suspensos a partir de 21 de Janeiro. Restrição não afecta vistos temporários de turismo ou negócios.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade