regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Greve de procuradores adia anúncio do desfecho da Operação Babel
Protesto decretado pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público paralisou serviços em várias parte do país. Procuradores contestam acumulação de funções

Príncipe Harry regressa à Ucrânia e pede a Putin para acabar com a guerra
“Presidente Putin, nenhuma nação beneficia com a perda contínua de vidas a que estamos a assistir”, disse o duque de Sussex na sua terceira visita a Kiev.

As fotografias vintage de Todd Webb em Portugal regressam a casa
Andou durante décadas entre os maiores vultos da fotografia do seu tempo. Foi candidato a entrar no cânone do séc. XX, mas caiu no esquecimento. O americano Todd Webb também fotografou em Portugal.

Quantos regulamentos disciplinares para o futebol?

Eleições para reitor da Universidade Nova de Lisboa não se realizaram por falta de quórum
Processo tem estado envolto em várias disputas judiciais. As eleições, marcadas para esta sexta-feira, não se realizaram por não estarem presentes os membros do Conselho Geral que seriam necessários.

Carneiro acredita que será primeiro-ministro e descarta oposição interna no PS
Em entrevista à agência Lusa, José Luís Carneiro aborda a liderança do PS, a relação com o Governo e o Presidente, afasta oposição interna e comenta desafios políticos como o próximo OE.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade