regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Rir, comer, passear: um festim para os sentidos

A noite em que o vento nos atravessou
Quem viveu o Leslie, em Outubro de 2018, julgava talvez não viver nada pior em matéria de tempestades. Mas aconteceu nesta madrugada. Crónica de Paula Sofia Luz

Fed contraria Trump e mantém taxas de juro
No meio de um clima de forte tensão entre a Casa Branca e a Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell e os seus pares decidiram fazer uma pausa no ciclo de redução das taxas de juro.

Governo Lula planeja enviar acordo Mercosul-UE ao Congresso em fevereiro
Proposta precisa ser aprovada pelo Legislativo para entrar em vigor e ajudar europeus a destravar ratificação. Pacto foi assinado, após 26 anos de negociação entre os dois blocos econômicos.

João Oliveira votou contra condenação do regime iraniano no Parlamento Europeu? Falso
Miguel Morgado acusa o eurodeputado, mas este não votou porque não esteve presente. Comunista diz que nem ponderou a proposta mas faz questão de criticar posição da UE e EUA.

Católicos apelam ao voto em Seguro e rejeitam uso político da fé
Num manifesto que conta com 161 signatários, um grupo de católicos apela ao voto no antigo líder do PS, deixando indirectas a Ventura: “A fé não é um adereço de campanha.”

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade