regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Preços do petróleo disparam cerca de 4% apesar de libertação recorde de reservas
Brent negoceia nos 92 dólares por barril. Receios com transporte no Estreito de Ormuz preocupam investidores. Irão avisa para o mundo se preparar. Actuação coordenada internacional em cima da mesa.

Inditex, dona da Zara, regista lucros recorde de 6220 milhões de euros em 2025
O grupo de moda espanhol apresentou os resultados do ano que transitou e fez previsões para 2026, reconhecendo a instabilidade no Médio Oriente, onde fecharam algumas lojas.

Sem “eternizar discussão”, Governo chama parceiros e critica proposta laboral da UGT
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, diz que o Governo não quer eternizar discussão, mas não quer “esgotar todas as possibilidades de aproximação”.

Vereadora do Chega na Câmara de Ourém renunciou ao mandato
Rita Sousa invocou razões pessoais para sair do cargo, tendo sido convocada a segunda da lista, Natalina Vieira, que também reunciou. O número três já foi convocado para integrar o executivo.

Resinorte fala em rigor técnico, mas não responde à ilegalidade apontada pela Zero
Empresa que gere aterro sanitário de Boticas garante cumprimento das regras. Mas evita questão-chave: a deposição de resíduos orgânicos não estabilizados, proibida desde 2020.

Afonso Dantas e a Cozinha do Paço: o chef a quem os programas de televisão moldaram o futuro
Os testes psicotécnicos sugeriram as “tecnologias”, mas o madeirense “estava decidido” a ser chef de cozinha. Com formação clássica em França, conquistou uma estrela Michelin para o Alentejo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade