regiaonorte.net
Sem FOTO:466

Mosteiro de Santa Maria de Landim

Situado em Landim, não muito longe da casa-museu de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, a data da criação do Mosteiro de Santa Maria de Landim é desconhecida.

Sabe-se que foi seu fundador D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira, fidalgo de relevo da corte de D. Teresa, mãe do fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques, que terá fundado o primitivo Monasterio de Nandim entre 1110 e 1128, tendo-o dotado mais tarde com o domínio da Palmeira por couto de D. Afonso Henriques. A doação foi confirmada pelos seus filhos em documento de 1177. O Mosteiro adoptou a tradição hispânica, reformada pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, ordem a que terá pertencido até à data da sua extinção em 1770.

À data da sua fundação, nos inícios do séc. XII, o Mosteiro era em estilo românico e dele ainda existem vestígios, como os capitéis, as arcadas cegas na capela da igreja e alguns capitéis geminados com motivos da época. A igreja era de uma só nave, tinha tectos de madeira e um portal de três arquivoltas, cujos restos se encontram no antigo cemitério.

A reforma do séc. XIII instalou a actual abóbada da capela e levantou a altura da nave, sendo dessa época alguns dos ornamentos românicos que resistiram às alterações posteriores. A grande transformação viria a ocorrer no séc. XVI. A reconstrução maneirista, marcada pelo estilo arquitectónico da Companhia de Jesus.

Caracteriza-se pela fachada da igreja, reconstruída em três corpos lisos, divididos horizontalmente por cornijas rectilíneas, com galilé de três arcos e coro alto, e a edificação da torre e nave colateral.

Os interiores conheceram sucessivas remodelações ao longo do séc. XVII e XVIII com a utilização de azulejaria, como a que se pode observar na Casa do Paço. Alguns trabalhos de talha barroca que se podem ver no retábulo da Capela e no arco de transição da nave ou no fantástico tecto da Sala do Capítulo. É ainda do séc. XVIII o órgão, cuja construção invulgar justificaria restauro urgente.

A sul do conjunto monástico temos o Parque e a Cerca que se estende por vastas terras agrícolas, no prolongamento de uma magnífica mata de carvalhos.

Actualmente, o Mosteiro de Landim mantem-se num estado de conservação exemplar graças à família proprietária que o adquiriu depois da extinção das ordens religiosas e que mantém até hoje a sua administração.

Texto de Salomé Reis para os portais Portugal-Tourism.com.

 

 

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quando os votos indicavam que Morales teria de ir a segunda volta, contagem parou
Suspense nas eleições presidenciais na Bolívia. Evo Morales diz que ainda pode ganhar à primeira com votos das zonas rurais.

Presidente da CIP: é “perfeitamente razoável” salário mínimo de 700 euros em 2023
Centrais sindicais consideram o valor baixo. A CGTP quer 850 euros no curto prazo, a UGT exige 660 euros no próximo ano.

Metade dos Jardins do Mondego está nas mãos de fundo de investimento irlandês
Câmara de Coimbra tem mais um mês para desbloquear empreendimento embargado em 2005. Depois é preciso que surja um comprador. A história dos prédios inacabados tem de mais 20 anos e cruza sector imobiliário, autarquia, corrupção e futebol.

PSP publica fotografia de apoio à polícia na Catalunha: “Ânimo para os nossos colegas”
Nas redes sociais onde a fotografia foi partilhada multiplicam-se os comentários — a maior parte deles a questionar a publicação.

Secretarias de Estado sobem para 50, há 22 caras novas
Novidades incluem criação de pastas para a Transição Digital, para o Cinema, Audiovisual e Media, e para a Integração e as Migrações.

Os secretários de Estado do novo Governo de António Costa
Há 22 novos secretários de Estado. Nuno Artur Silva é secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade