regiaonorte.net
Sem FOTO:456

Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz

Barcelos, distrito de Braga

A Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz localiza-se em Barcelos, distrito de Braga e constitui um notável exemplar de arquitectura barroca de influência italiana.

A sua origem está relacionada com o misterioso aparecimento de uma Cruz de terra negra no chão do campo da feira, em 20 de Dezembro de 1504, onde logo se construiu uma pequena capela com uma imagem do Senhor da Cruz, que um comerciante trouxe da Flandres, para lembrar o sinal divino. Deste aparecimento surgiu uma lenda que ainda hoje se conta e se encontra registada no interior do Templo.

Em 1698 o arcebispo de Braga, D. João (IX) de Sousa lançou concurso para a traça de uma nova igreja que substituiria a capela quinhentista cujos trabalhos foram apresentados pelos arquitectos, lisboeta João Antunes, e nortenho Manuel Fernandes da Silva. 

Ambos os projectos previam uma igreja de planta centralizada, o que corresponde a uma tradição pré-medieval ainda em vigor de assinalar lugares especiais ou sagrados com ermidas de planta deste tipo. Foi escolhida uma das propostas de João Antunes, e a construção iniciou-se em 1705 para vir a dar culto em 1710.

O arquitecto optou por um estilo característico do norte de Portugal, em que o granito, e o branco da cal se conjugam aqui nas harmoniosas formas barrocas de inspiração italiana com certa semelhança estrutural com a igreja da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

A marca de qualidade do arquitecto João Antunes está bem patente no projecto onde se destaca o impacto cenográfico da construção. A austeridade decorativa tem real expressão no exterior, na alternância de paredes lisas e curvas e na hierarquia das passagens para o interior. 

No interior, o espaço central, destinado à oração reservada, é protegido das grandes multidões de peregrinos através de um corredor que corre paralelamente às três entradas. 

De cúpula e planta centrada com o espaço interior disposto em cruz latina, as paredes revestidas com painéis de azulejos azuis e brancos, com cenas da Via Sacra e motivos vegetais são da autoria de João Neto. Os altares de talha dourada são da autoria do escultor e entalhador Barcelense Miguel Coelho. 

A imagem do Senhor Bom Jesus da Cruz, uma obra de arte flamenga, do início do séc. XVI é uma escultura em tamanho quase natural apenas com o rosto e as mãos pintados. 

De planta octogonal, a igreja edificada impressiona pela sua robustez. As paredes grossas e a pesada cúpula de granito com cerca de 10 metros de diâmetro produzem um certo impacto austero.

É neste local que tem lugar a Festa das Cruzes, que se realiza em Maio, onde se podem admirar os tapetes de pétalas que cobrem o chão da igreja durante o evento que dura cinco dias.

O Templo encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1958.

 

 

Textos de Salomé Reis para os Portais RegiaoNorte.net e regiaocentro.org

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Nacional cai com o Portimonense; Vale Formoso e Silves são os resistentes
Os madeirenses foram eliminados da Taça de Portugal pelo Lusitano de Vildemoinhos.

Celeste Rodrigues é homenageada em Novembro na Festa do Fado em Lisboa

Os Diabo na Cruz à procura de um país que não existe
Ao quarto álbum, Lebre, continuam a viver da tensão entre tradição e modernidade e a tentar responder à pergunta que se colocaram no início: a que pode soar a música popular portuguesa no século XXI.

Em comunicado conjunto, Londres, Paris e Berlim exigem investigação "credível" à morte de Khashoggi
Os três países expressam claramente que não ficaram convencidos com a explicação da Arábia Saudita. Chefe da diplomacia saudita diz que houve "enganos e mentiras" mas que MBS não sabia de nada.

O relógio de 21 milhões de Catarina Martins e outras “fake news” à portuguesa
Rede de imagens falsas espalhadas pela internet tem como epicentro uma empresa de Santo Tirso, revela o Diário de Notícias.

António Ramos Rosa: O rigor da palavra nua
Importante reunião da poesia publicada por António Ramos Rosa ao longo de cerca de trinta anos, este primeiro volume da Obra Poética congrega cerca de três dezenas de títulos autónomos numa determinante revisão e estabelecimento do cânone de um dos nomes fundamentais da poesia do século XX.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade