regiaonorte.net
Sem FOTO:436

Vila Nova de Cerveira

Vila minhota banhada pelo rio Minho

Vila Nova de Cerveira é uma Vila minhota banhada pelo rio Minho, cujo município é limitado a nordeste, pelo município de Valença, a leste por Paredes de Coura, a sueste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pela, Espanha.

O Concelho de Vila Nova de Cerveira começou a ganhar expressão territorial no início do processo de reconquista, tendo-se enfatizado pela autonomização do Condado Portucalense, em 1096. É neste período que o Rio Minho assume definitivamente o seu papel de fronteira, forçando ao estabelecimento de pontos fortificados que balizassem e defendessem o curso do rio. Surgem então as Terras de Cerveira, cujo castelo, localizado no sítio onde hoje podemos encontrar a escultura do cervo do José Rodrigues, tinha por missão patrulhar e defender, quer contra as investidas árabes, quer contra as normandas.

Com o tratado de Alcaniças, onde em 1297, D. Dinis e D. Fernando IV de Castela assinam um acordo de paz, delinearam-se as fronteiras entre os dois reinos. Surge então "Vila Nova" de Cerveira com a atribuição da Carta de Foral por D. Dinis, e, em 1321 construiu-se um novo castelo destinado a proteger a vila em desenvolvimento e iniciou-se o repovoamento da região. No século XVII, com as Guerras da Restauração  foi construída uma fortaleza que envolveu a vila, apoiada por dois outros pontos fortificados, a Atalaia do Alto do Lourido, e o Forte de Lovelhe, mandados edificar pelo Governador das Armas do Minho, pressionado pela necessidade de defesa da fronteira.

Teve o forte de Lovelha extrema importância aquando das invasões francesas, onde teve lugar uma acção no sentido de impedir o avanço das tropas do inimigo que pretendiam fazer a travessia do Rio Minho, no dia 13 de Fevereiro de 1809 sob o comando do Marechal Soulta.

O castelo e fortalezas de Vila Nova de Cerveira passaram de elementos defensivos a património histórico, como  símbolos portadores de identidade pertencendo também a este património as suas igrejas.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Algarve só tem um terço das principais faixas contra fogos
O Plano Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios de 2006 prevê a abertura de faixas de 125 metros contra fogos. No Algarve, palco do maior incêndio deste ano, muito está por fazer.

Uma desejada fonte de música
A chegada do Festival Internacional de Música de Évora mostrou que há um público efusivo à espera de mais acontecimentos no domínio da música clássica.

Uma maneira diferente de dizer “sim” ao fado de Coimbra
João Farinha & Fado ao Centro apresentam o seu disco Sim em vários palcos, pelo país e também pelo estrangeiro. No final do ano, será a vez do Porto e de Lisboa, na Casa da Música e no CCB.

Elaborado o “mapa” mais completo do difícil genoma do trigo
Depois de 13 anos de investigação, eis a versão mais pormenorizada do genoma do trigo. Para os cientistas, estamos mais próximos de criar novas variedades deste cereal mais resistentes a pragas e climas extremos.

A Juventus ganhou um goleador, a Série A um chamariz internacional
O arranque do campeonato 2018-19 significa o arranque de Cristiano Ronaldo em Itália. Na era da hegemonia dos “bianconeri”, há motivos extras para acreditar num salto qualitativo da Liga.

“Fim do abate nos canis vai ser uma catástrofe”
Veterinários municipais temem que matilhas ataquem pessoas. “Foi feito tudo no ar. O Governo vai ter de resolver este problema de saúde pública”, avisa bastonário. Hoje é Dia Internacional do Animal Abandonado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade