regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Michel Combes: “Portugal é um diamante" para a Altice
Na véspera de a ERC anunciar o parecer sobre a compra da TVI, Patrick Drahi trouxe a Lisboa o seu estado-maior para o encontro de quadros anual do grupo Altice. E anunciou a mudança de Meo Arena para Altice Arena.

EDP garante protecção "bem constituída" das linhas eléctricas
Presidente do Conselho de Administração da empresa mostra-se "surpreendido" e refuta as conclusões do relatório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, que refere que o fogo foi causado por "contactos entre a vegetação e uma linha eléctrica de média tensão" da EDP.

Inimputáveis?
A António Costa só nos resta pedir que não nos faça chorar mais, que faça de uma vez o que tem de ser feito. Porque este Governo pode ser popular, mas não pode mesmo ser inimputável. Ou será, senhor Presidente?

“Está na altura de reformular o nosso modelo” de combate a incêndios, diz Costa
Para o primeiro-ministro, assumir responsabilidades não é fazer demissões, mas pôr em prática as propostas da comissão independente e executar a reforma florestal.

Risos madrugadores, férias, contradições e zero demissões
O filme político de mais um dia trágico em que Marcelo andou sempre à frente de Costa e foram ditas algumas frases no mínimo surpreendentes.

Uma comédia chamada Estado português
“O mais fácil para mim seria a demissão”, disse a ministra da Administração Interna. Por favor, faça o mais fácil, e vá-se embora de vez.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade