regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Kim Jong-Un garante que Coreia do Norte vai exercer a sua condição de Estado nuclear
Exercer a condição de Estado nuclear é a única via para a Coreia do Norte enfrentar um cenário imprevisível, avalia Kim Jong-un, que culpa os EUA pela violência na Europa e no Médio Oriente.

Já se pode dizer que a maioria de direita é um unicórnio?
Eis a lição para Montenegro: não há nenhuma maioria de direita que seja passível de ser convertida numa força minimamente prestável ou reformista no Parlamento. Opinião de Pedro Norton

Para que serve o relatório do combate à fraude fiscal?
Já não estamos na época em que o sucesso da administração fiscal se mede pela cobrança coerciva, nem o seu principal meio de comunicação com o público deve ser um relatório centrado na fraude. Opinião de Sérgio Vasques

O PSD tem razões para dizer que já chega
O Chega nada tinha a ganhar em votar ao lado de uma bandeira do Governo, uma insistência da ministra do Trabalho, porque seria o principal prejudicado por isso e o PSD o principal beneficiário. Opinião de Amílcar Correia

Como formar engenheiros para um mundo que já mudou? O GENI – Curso Geral de Engenharia
A nova licenciatura do Técnico nasce de uma convicção simples: a formação de base em engenharia deve preparar os estudantes para um mundo mais internacional, mais digital e mais interdisciplinar.

Ninguém quis o pacote do Luís!
Contrariando todos aqueles que há muito tentam inocular na classe trabalhadora a noção de que “não há alternativas” ao atual estado de coisas, ganharam os trabalhadores. Opinião de André Carmo

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade