regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um conto de Natal na cidade que é um conto de fadas
Com um dos melhores mercados natalícios da Europa, Colmar, no coração da Alsácia, é um postal de casas com fachadas de tantas cores. Bairros como a encantadora Petite Venise são admirados nesta época do ano tanto por adultos como por crianças.

A Leste da Sé de Braga com cozinha moderna e alternativa
Diverge da oferta tradicional com propostas que não escondem o gosto pela cozinha e produtos com origem italiana. Também o ambiente elegante e intimista ajudam a boa boca.

Um pote onde cabe todo o interior
Vanessa Melo pegou nos 164 municípios de baixa densidade do país para recolher os produtos regionais que lhe traziam a infância à memória. O Pote da Gula é um projecto solidário que quer diminuir as desigualdades entre o interior e o litoral. Já comprou todas as prendas de Natal?

Por este Douro acima
O leitor João Tiago Oliveira conta a sua experiência no Douro Vinhateiro.

O verdadeiro Pai Natal não precisa de barba postiça
É professor, actor e encenador e, nesta época do ano, é chamado a exercer funções de grande responsabilidade: arrancar sorrisos e gargalhadas a crianças de Norte a Sul do país. Guloso assumido, alimenta o sonho de viajar até Antália, na Turquia, terra de São Nicolau.

Ninguém sabe por que é que torradas de carcaça são injustamente preteridas mas chegou o tempo de celebrá-las
Como quase todas as carcaças são más, é preciso insistir naquelas que são feitas à mão em forno de lenha. Custam 15 cêntimos cada uma e dão duas torradas formidáveis: uma das grandes pechinchas do nosso tempo

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade