regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Nova estratégia para a saúde é ter uma ministra Miss Empatia
Ana Paula Martins fez uma espécie de mea culpa na entrevista à SIC.

Reservas de urânio enriquecido do Irão terão escapado a ataques, admite fonte israelita
Alto responsável israelita admite que o Irão mantém reservas de urânio enriquecido sob escombros em Isfahan, onde fica o Centro de Tecnologia Nuclear.

Memórias incómodas
E agora? Estão contentes? Vêem algum banco nas vossas andanças? Respiram melhor agora que aqueles templos do capitalismo desenfreado foram removidos do vosso convívio? Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Ensino profissional: mais de 70% dos alunos conseguem emprego um a dois anos depois de acabarem o curso
Entre os alunos que concluem o secundário geral e decidem não prosseguir estudos, apenas 56% conseguem estar a trabalhar decorridos um ou dois anos, conclui um estudo sobre o ensino profissional.

Jogo “M1LHÃO” passa de semanal a mensal e mantém prémio de 1 milhão de euros
O sorteio do “M1LHÃO” passa a realizar-se na última sexta-feira de cada mês. A decisão foi justificada pela sustentabilidade financeira do jogo.

Nova proposta de regime jurídico: institutos politécnicos passam a universidades politécnicas
Nova proposta do Governo para o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior seguiu para partidos e instituições públicas e privadas. Reuniões começam na próxima semana.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade