regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Turquia vai pedir à Interpol que mande prender Netanyahu pelo ataque contra a flotilha para Gaza
Ministro da Justiça turco diz que não se pode dar a ideia de que o Governo de Israel é intocável, mesmo cometendo genocídio em Gaza. Em Julho, Ancara emitiu um mandado de captura contra Netanyahu.

Pai de filha portuguesa, imigrante apela à AIMA: “Não estrague mais a minha vida”
Jayed Kibria, cidadão nascido em Bangladesh e vivendo em Portugal desde 2019, perde emprego e não consegue outro trabalho porque está à espera da autorização de residência desde julho de 2025.

O que esperar da lusofonia no centro da nova geografia da inovação
Se o circuito Lisboa-Rio-Cabo Verde for aproveitado como plataforma de integração e não como vitrine de consumo, a língua portuguesa poderá ocupar o lugar que reclama no mapa da tecnologia mundial. Opinião de João Pedro Quintino de Almeida

Agressões na final do Mundial valem 10 jogos de castigo a Leandro Paredes
Para além do médio, também o defesa Molina e a própria Federação Argentina de Futebol foram punidos pelo Comité Disciplinar da FIFA.

Nove organizações exigem mais consistência no Plano de Restauro da Natureza
Para a organizações, falta traduzir as medidas em “decisões, responsabilidades, calendários, financiamento e resultados verificáveis”.

Irão promete resposta “devastadora” à ameaça de sanções económicas dos EUA
Donald Trump anunciou estar a preparar um pacote de sanções económicas ao Irão, assim como aos países que lhe fornecerem “qualquer tipo de apoio vital”. China é convidada a “aderir ao programa”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade