regiaonorte.net
Sem FOTO:1

Estação de S.Bento

Largo Almeida Garrett

escultura no largo Almeida GarrettA Estação Ferroviária de São Bento, situa-se no largo Almeida Garrett, popularmente conhecido como São Bento, e pertence à freguesia da Sé, na cidade do Porto. Foi edificada no lugar onde anteriormente existiu o Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, de freiras beneditinas, dando origem ao seu nome, que foi demolido só depois da morte da última freira no final do século XIX. Com a afirmação do Liberalismo no início do século XIX, e depois de extintas as ordens religiosas, o regime confiscava os bens patrimoniais monásticos por decretos de 1832 e 1834, determinando que estes passassem para o Estado após a morte da última religiosa. No caso do Mosteiro da Avé Maria, esta terá falecido em 1892, ficando então as instalações devolutas.

O projecto da estação ficou a cargo do arquitecto portuense José Marques da Silva e a cerimónia de lançamento da primeira pedra pelo rei D. Carlos e por D. Amélia de Orleães, realizou-se em 22 de Outubro de 1900, no cunhal da rua da Madeira, tendo sido adiado o prosseguimento das obras de edificação da estação, devido ao seu planeamento não se encontrar concluído. Em 1901, deu-se início às obras de terraplanagem do lado da rua do Loureiro, nomeadamente a demolição da Igreja de São Bento, a algumas escavações e instalação de saneamento, e à construção de um muro de sustentação do terreno de grande cota. As plataformas de passageiros ficaram concluídas em 1905 assim como o cais coberto do lado da rua do Loureiro e algumas obras de saneamento.

A ornamentação e instalação dos painéis de azulejos no vestíbulo ficaram a cargo do artista plástico Jorge Colaço (1906). Cobrem cerca de 551 metros quadrados contando-se ao todo cerca de 23 000 azulejos que ilustram as paisagens da região assim como os hábitos das suas gentes, narram a evolução dos transportes e relatam alguns episódios da história de Portugal: o encontro de Valdevez, cena que evoca o torneio que se travou entre cavaleiros em 1140 nas margens do rio Lima; a entrega de Egas Moniz, nobre pertencente a uma poderosa família de Entre Douro e Minho; o casamento de D. João I com Dona Filipa de Lencastre em 1386; a conquista de Ceuta em 1415. 

Em 5 de Outubro de 1916, foi inaugurado o edifício definitivo da Estação de São Bento.

A construção da estação de caminho de ferro levou mais tarde ao alargamento da praça Almeida Garrett, com vista a facilitar o acesso automóvel entre a baixa do Porto e a estrada para Lisboa. Procedeu-se então à demolição de praticamente todo o quarteirão a sul da praça de inestimável valor histórico e patrimonial, rasgando-se, na década de 1950, uma ampla avenida de ligação ao tabuleiro superior da ponte D. Luís, a actual Avenida de D. Afonso Henriques. 

A última grande intervenção urbanística na praça ocorreu em 2005 aquando da construção da linha do Metro do Porto e da respectiva estação de metro, da autoria do arquiteto Siza Vieira. 

 

 

vista da igreja e entrada da Estação de São Bento

 

escultura no largo Almeida Garrett

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ex-presidente da Entidade das Contas critica projecto do PSD para alterar financiamento eleitoral.
Proposta prevê que os juros dos empréstimos bancários contraídos para financiar as campanhas sejam considerados despesas eleitoral.

Black Lives Matter pintada em letras amarelas gigantes à frente da Trump Tower
Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, que tem criticado resposta de Donald Trump ao movimento anti-racismo nos EUA, ajudou na pintura.

Portugal “não foi escolhido por acaso” para final de futebol. Foi um dos países que “melhor lidou” com a covid-19, diz OMS
Maurizio Barbeschi, conselheiro do director executivo para as Emergências Sanitárias da OMS, diz não conhecer o dossiê que fundamentou a escolha de Portugal mas realça que o país “tem um sistema de saúde forte” e “foi um dos países que melhor lidou” com a pandemia.

“Quando o homem deixar de dizer ‘eu ajudo-te’, estará tudo bem”
A covid-19 veio sobrecarregar as mulheres com o teletrabalho e as tarefas domésticas, provando que a igualdade ainda está longe de ser alcançada, apontam professoras universitárias.

Critérios para escolher a dieta ideal
Num tempo em que as dietas e as modas alimentares andam literal e simbolicamente na boca de todos, voltar a reflectir sobre a tendência, que parece tão comum, de nos tornarmos apologistas de estilos alimentares com muitos seguidores, continua a vir a propósito.

Tribunal Constitucional declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos
Tribunal Constitucional diz que “sacrifica excessivamente o direito à livre transmissibilidade do prédio, sem satisfazer o objectivo da estabilidade habitacional”. BE vai voltar a apresentar o projecto original que tinha sido entregue na Assembleia da República e que desencadeou o projecto de lei em causa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade