regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

IP alerta que Governo está a impedir melhorias na segurança da ferrovia
No contraditório às conclusões de uma investigação a um descarrilamento na Linha do Douro, a Infra-estruturas de Portugal (IP) queixa-se das “restrições de contratação de recursos humanos impostas pela tutela” para justificar a ausência de procedimentos adicionais à manutenção.

O populismo na era de Hortense Martins
O ruidoso silêncio do PS, ampliado pelo alheamento cúmplice de todos os partidos, sobre a história da deputada Hortense Martins é mais uma prova cabal de que as os aparelhos continuam sem se preocupar com a defesa da decência no exercício de funções públicas.

Costa pediu, mas europeias nem sempre são referendo ao governo
Podem as europeias ser um referendo aos governos? Pedro Magalhães e André Freire dizem que não há um padrão de resultados que o demonstre.

Sai uma comenda para a presidente do IGCP?
A pergunta a fazer é simples: deve o Estado português especular com a sua dívida pública, ou seja, fazer uma aposta arriscada em dívida de prazos mais curtos, ou deve antes proteger-se de imprevisíveis, mas possíveis, subidas de taxas de juro?

O país em que o populismo não dá votos
O problema não está nas atitudes. Está nas condições. Se estas mudarem, as atitudes lá estarão, prontas para serem exploradas pelos populismos. E, então, pode ser que dêem votos.

Rio indignado com RTP por atribuir vitória ao PS nas europeias com base numa sondagem
Presidente do PSD participou nesta quarta-feira à noite num comício em Aveiro, onde se pronunciou sobre a sondagem da Universidade Católica que dá ao PS 33% das intenções de voto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade