regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra de Antelas

Em Moreira do Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo

Nas faldas da Serra de Antelas, em Moreira do Lima, Ponte de Lima, ergue-se, em ambiente bucólico, a Capela Românica do Espírito Santo cuja construção remonta ao séc. XIII- XVII, num adro murado sobranceiro à estrada. Numa cota abaixo, fica o fontanário de três bicas do séc. XVIII, coroado por três bolas sobre plintos. Nas proximidades existem várias casas solarengas cuja construção marca uma época senhorial.

No sec. XII existia ali um vasto complexo arquitectónico que servia de sede aos frades templários. Provavelmente, terá sido no sec. XIII a data de construção da actual capela que se enquadra na tipologia arquitectónica religiosa, românica em ambiente rural. Pertence à segunda fase do românico português onde é manifesta uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica, e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Integrando-se na segunda fase do foco românico do Alto Minho onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, a traça arquitectónica manifesta-se especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano, e  a fresta da parede testeira da capela-mor já contém uma modinatura gótica. Procederam-se a modificações interiores no séc. XVII em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais.



Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbugalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.

Indicações:

Na A 27 de Viana do Castelo sair para Ponte de Lima. A seguir à rotunda do lado Sul da A 27 prestar atenção à indicação para Santo Ovídio; para quem vem de Ponte de Lima para Viana do Castelo seguir para a A 27 e procurar a mesma indicação

  • seguindo para Santo Ovídio desviar à direita em 41° 47.057'N, 8° 36.507'W
  • seguir pela estrada de alcatrão à direita em 41° 47.124'N, 8° 36.798'W até encontrar a capela


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dez pessoas condenadas por assédio online à primeira-dama francesa, Brigitte Macron
Oito homens e duas mulheres, com idades entre os 41 e os 60 anos, estavam acusados de fazer comentários maliciosos sobre o género e a sexualidade de Brigitte Macron.

Sector da defesa sobe em bolsa e petróleo desvaloriza
Ataque dos EUA à Venezuela durante o fim-de-semana levou esta manhã a uma queda do preço do petróleo.

De uma antiga serração, ergueu-se uma casa desenhada pela encosta em Celorico de Basto

A partir de chapas metálicas oxidadas, únicas sobreviventes de uma antiga serração, a habitação constrói uma relação directa com a paisagem, integrando soluções que reforçam o conforto e o desempenho ambiental.

Ruben Amorim despedido do Manchester United
Treinador português vivia momento conturbado no clube. Vínculo que durava até Junho de 2027 foi interrompido.

Estrelas de Hollywood começam 2026 na passadeira vermelha dos Critics Choice Awards
Os prémios dos críticos, que contaram com celebridades como Ariana Grande ou Timothée Chalamet, marcam o arranque da temporada em Hollywood que culmina nos Óscares.

Inspira Santos, o hotel de três estrelas em Lisboa que quer ser uma “referência”
Após 15 anos à Avenida da Liberdade, o grupo Inspira abriu nova casa. Em Santos, aguarda o fim das obras do metro, é um 3* com “todos os serviços” de um 4* e vai abrir restaurante e bar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade