regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Há 100 novos títulos na Filmin. Excepção! Sem levantar o rabo, grande cinema
Mergulhámos no catálogo da plataforma de streaming. De lá trazemos Melville, Coppola, Buñuel, Tati, Alain Delon e Patrick Dewaere.

Com termómetros a chegar aos 35ºC, incêndios atingem Reino Unido, França e Alemanha
Croácia vive um dos piores incêndios da sua história. Espanha remove restos mortais de reis de um mosteiro ameaçado pelas chamas. Várias casas arderam no Reino Unido. Turistas retirados na Grécia.

Comobå: Oito anos de vida de uma das primeiras cafetarias modernas de Lisboa
Uma viagem a Nova Iorque inspirou um advogado a abrir um dos primeiros cafés com matcha em Lisboa, aposta ganha como confirma a durabilidade do projecto, que ganha com a consistência do menu.

BdP leva atendimento presencial aos cidadãos de Bragança com apoio do município
Trata-se de um projecto piloto, que poderá ser alargado a outros localidades mais distantes dos actuais serviços presenciais do Banco de Portugal.

INEM: ministra apela à suspensão de greve e diz estar “muito satisfeita” com liderança de Luís Cabral
É a resposta de Ana Paula Martins à greve de dois dias marcada pelos técnicos de emergência pré-hospitalar. Sindicato e comissão de trabalhadores pediram a demissão do presidente do INEM, Luís Cabral.

Total eclipse of the heart de Bonnie Tyler atinge pico de audições durante o eclipse
Em Swansea, no País de Gales, a balada dos anos 1980 foi ouvidas pelas ruas, que se preparam para receber o cortejo fúnebre da artista neste sábado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade