regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

The Pitt, Severance, Adolescência: estes não são os Emmys em que está a pensar
Na madrugada de segunda-feira, mais uns prémios em Hollywood. Mas há boas histórias numa espécie de novo E.R., com pais de adolescentes à beira de um ataque de nervos e a Apple a dar cartas.

Farta de ser dormitório, a freguesia mais populosa do país tem “sede de cultura”
Em Algueirão-Mem Martins (Sintra), jovens dizem ter poucos espaços culturais e estão a criá-los. Este ano nasceu o Ponto Kultural e um grupo de teatro quer requalificar o mercado da Tapada das Mercês.

Palcos da semana: Vermelho e resistência a Circular com elas
A arte na peça de John Logan, a comédia Agora É Que São Elas!, o 21.º Circular - Festival de Artes Performativas, os Encontros da Imagem e o Queer Lisboa destacam-se na agenda para os próximos dias.

A NATO ainda existe?
Trump acelera o declínio relativo da América. A Europa está cada vez mais sozinha. Opinião de Teresa de Sousa

A pandemia do lipedema
O lipedema tem critérios de diagnóstico robustos com diferentes tipos e estádios da patologia. Por norma, o problema vem depois com a abordagem nutricional preconizada. Opinião de Pedro Carvalho

Como perder amigos e alienar outros na política internacional
Atitude de Trump afecta seriamente a posição e influência dos EUA e do Ocidente no mundo, ainda que os efeitos possam ser diferidos no tempo e só se tornarem claros alguns anos mais à frente. Análise de José Pedro Teixeira Fernandes

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade