regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

The Beatles aqui, ali e em todo o lado
Anthology regressa 30 anos depois, agora na Disney+. Áudio e imagem melhoradas, alguns extras, mas sem revelações. Essas estão em John & Paul, livro de Ian Leslie.

PS e Chega ameaçam voltar a abolir portagens. PSD avisa para custo de 100 milhões
Propostas de redução ou abolição de portagens do PS e do Chega serão votadas nesta quarta-feira. PSD avisa que as portagens “ou se pagam na estrada quando usamos ou nos impostos de todos”.

Saúde faz subir prejuízos das empresas não financeiras do Estado
Prejuízos das empresas não financeiras do Sector Empresarial do Estado subiram 71,3% em 2024, chegando a um resultado global líquido negativo de 1312 milhões, segundo o Conselho de Finanças Públicas.

Sarkozy perde recurso no caso do financiamento ilegal da campanha de 2012
O antigo Presidente francês perdeu o último recurso que podia apresentar no caso Bygmalion. Acabou definitivamente condenado a uma pena de prisão de um ano, com seis meses de prisão efectiva.

Cemitério de Alhos Vedros, na Moita, foi alvo de vandalismo
O cemitério de Alhos Vedros, na Moita, foi vandalizado, com quatro capelas danificadas e vários corpos desmembrados. O bispo de Setúbal manifestou “profunda consternação”.

Comando do Fundão suspendeu por três meses oito dos 11 bombeiros suspeitos de violação
Após terem sido ouvidos na terça-feira em primeiro interrogatório judicial, os 11 bombeiros voluntários saíram em liberdade e oito destes ficaram impedidos de entrarem e frequentarem o quartel.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade