regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PS e CDU fecham acordo para governação na Câmara de Almada
O entendimento entre as forças políticas prevê uma auditoria financeira ao município e a atribuição de pelouros aos vereadores comunistas. Dois ficarão em regime de tempo inteiro e um a meio tempo.

Neonatologia do Dona Estefânia e da Maternidade Alfredo da Costa podem ficar “num só pólo”
ULS de São José recusa adiantar quando ocorrerá a mudança e afirma apenas que a “unidade funciona em dois pólos, estando a ser avaliada a possibilidade de a reorganizar e juntá-la num só pólo”.

Tribunal Supremo de Angola deixa cair quatro crimes imputados a Isabel dos Santos
Fase de instrução retira quatro crimes à acusação contra Isabel dos Santos em Angola, mas mantém sete, onde há “probabilidade de condenação”. Noutro caso, general Lino foi condenado.

Veados e vacas no parque natural: plano em Cascais quer que paisagem volte ao passado
Plano com financiamento europeu quer tornar mais resiliente paisagem do parque natural em Cascais: introduzem-se espécies autóctones e combatem-se invasoras. Apresenta-se agora trabalho de dois anos.

Hisense M2 Pro em teste: cinema em casa e onde der mais jeito
Compacto, fácil de usar e com imagem convincente, o Hisense M2 Pro promete cinema em casa sem complicações — e até fora dela.

Ministério Público faz buscas na TAP e no grupo Barraqueiro
Buscas estendem-se a empresas de consultoria e escritórios de advogados. Em causa o processo de privatização da companhia em 2015.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade