regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Marcelo Rebelo de Sousa faz última visita oficial nesta semana a Madrid
A visita será uma “oportunidade para reafirmar e aprofundar os laços duradouros de amizade e fraternidade entre os dois países e povos”, diz a Presidência da República.

Cerca de 9 mil clientes ainda sem electricidade nas zonas afectadas pelo mau tempo
E-redes reforça apelo à população para reportar danos ou queda de infra-estruturas eléctricas. No balanço anterior, na segunda-feira, a empresa referia cerca de 11 mil clientes sem energia.

Negociações entre os EUA e o Irão progridem, mas ainda há trabalho pela frente
Delegações dos dois países estiveram reunidas em Genebra para discutir acordo sobre o programa nuclear. As duas partes vão elaborar esboços do acordo para um futuro encontro.

Como reduzir a solidão dos idosos nas cidades? É apostar em jardins de proximidade
Estudo realizado com mais de 600 residentes no Porto revela que viver muito perto de árvores pode ajudar a combater o isolamento. A biodiversidade também oferece um amortecedor contra a solidão.

Com a população a envelhecer, Porto procura novas respostas e uma delas pode ser humanizar os bairros
Há 2481 idosos a viver sozinhos no parque de habitação social do Porto. Programa para identificar casos de isolamento social vai para quarta edição, mas projecto mais abrangente ainda terá de esperar

Depressão Pedro não terá impacto significativo em Portugal continental e na Madeira
A depressão, actualmente localizada no nordeste de França, não deverá produzir efeitos relevantes em Portugal, embora traga chuva, vento e maior agitação marítima nos dias 18 e 19.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade