regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

A Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasileiro que vivia no Porto morre em centro de detenção para imigrantes na Turquia
Consulado brasileiro afirma prestar assistência à família; procurada, representação turca não respondeu. Empresário aguardava deportação. Família tenta liberar corpo e busca esclarecimento sobre caso.

Uma mulher é uma mulher é uma mulher
Uma mulher não pode escrever como uma mulher, pelo menos até saber o que é, afinal, isso de ser mulher, na escrita e na vida. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Os novos caminhos dos Sensible Soccers entre o escuro da noite e os ecos do dub
Camminando di Notte é, indiscutivelmente, um disco dos Sensible Soccers. Criação nocturna, pulsar electrónico analógico, é novo caminho de uma banda que construiu para si um lugar musical único.

É possível discutir a guerra na Ucrânia sem Donald Trump estragar a conversa?
Volodymyr Zelensky volta ao Conselho Europeu numa situação difícil. Mas líderes da UE vão passar por cima do braço de ferro com os EUA, e focar a atenção nas “questões que precisam de ser resolvidas”.

A pobreza não é temporária: mais de 60% das pessoas em risco acumulam anos de dificuldades
Mulheres, idosos e pessoas com menos escolaridade são os grupos mais expostos à pobreza prolongada. Os dados revelam ainda que 7% da população permaneceu em risco de pobreza durante quatro anos.

PS avança com propostas para “reforçar” regras da PSU sobre acesso e valores
Deputados socialistas não estão satisfeitos com diploma e querem melhorias no diploma da Prestação Social Única. Deputado Miguel Cabrita fala em “melhoria do diploma” numa “perspectiva construtiva”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade