regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Naturcôa: fotografia e sustentabilidade de mãos dadas no Sabugal
Um evento dedicado à fotografia e à natureza em que o dinheiro angariado será usado na compra de carvalhos-negral para ajudar a reflorestar as áreas ardidas do Sabugal. De 1 a 3 de Novembro, há conferências, exposições, workshops e um passeio.

Portugal Fashion: Regresso ao Porto para 30 desfiles da Alfândega a Serralves
Na quinta-feira, dia 24, o Portugal Fashion apresenta as novas colecções dos criadores portugueses Carla Ponte, Estelita Mendonça, Inês Torcato, David Catalán e Luís Buchinho.

Sánchez vai a Barcelona e pede a Torra que condene violência “de modo taxativo e inequívoco”
O chefe do governo vai visitar os polícias feridos nas manifestações. Numa carta enviada ao presidente da Generalitat, Sánchez pede que Torra os apoie.

O cancro de mama não é cor-de-rosa! O cancro de mama é solidão
Gostaria de deixar um apelo aos nossos governantes para que se consciencializem com esta doença, não somente no mês de Outubro, e destinem mais recursos para a investigação de todo o tipo de cancros.

Aprender a salvar vidas? Sim, eu consigo
Se conseguires realizar as famosas compressões torácicas externas, como vemos inúmeras vezes nos filmes e séries, estás a duplicar ou triplicar as possibilidades de sobrevivência da vítima. As tuas mãos podem ajudar a salvar vidas.

Exumação de Franco do Vale dos Caídos será na quinta-feira
O governo de Pedro Sánchez assegura que o processo será levado a cabo “em condições de dignidade e respeito”

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade