regiaonorte.net
Sem FOTO:427

Serra d'Arga

Outrora de seu nome Medúlio

 

Serra d'Arga, outrora de seu nome Medúlio, próximo da Galiza, divide-se por quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Situa-se no Alto Minho entre os rios Lima e Minho e proporciona um autêntico museu ao ar livre que guarda em si as mais diversificadas espécies de fauna e flora assim como lendas e antigas histórias da região.

Repleta de património natural, as quedas de água, as piscinas naturais e os terrenos férteis e vegetação autóctone, fazem desta serra do Alto Minho uma das áreas mais harmoniosas do distrito. Persistem ainda rebanhos de cabras e de ovelhas e animais selvagens como, lebres, javalis, perdizes e o quase extinto lobo. Os amantes de cavalos podem apreciar no seu habitat natural, os garranos em estado semisselvagem. Devido ao seu tamanho menor que um cavalo comum, é considerado um pónei, e integra-se na categoria de raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo.

As aldeias são tipicamente rurais, com construções tradicionais que servem de apoio às atividades agrícolas das gentes da terra e constituem três núcleos: Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João.A serra d’Arga está classificada como sítio da Rede NATURA 2000 não faltando opções de percursos pedestres: o Trilho da Pedra Alçada, o Trilho da Chã Grande, o Trilho Cabeço do Meio-Dia e o Trilho Chã da Franqueira. O Centro de Interpretação da serra d’Arga (CISA), em Arga de Baixo, disponibiliza informação sobre o património natural da serra.


Os moinhos situados ao longo das principais linhas de água, cobertos com lajes de xisto, constituem exemplares da arquitetura tradicional serrana. A romaria de São João d’Arga (28 e 29 de agosto) é uma das mais célebres da região. Neste dia, os romeiros dormem na zona envolvente ao mosteiro de São João e assistem às cantigas ao desafio, numa festa animada pelo som das concertinas.

Este promontório granítico pertencente ao sistema montanhoso da Peneda-Gerês, ergue-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro) e pode ser admirado a partir de vários quadrantes envolventes assumindo diferentes formas.

 

Mais fotos:

Paisagem na Serra d'Arga

 

Quinta centenária


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vai haver ligação fluvial da Margem Sul ao Parque das Nações. A de Algés-Trafaria será em 2027
Transtejo prepara nova carreira, que poderá partir do Montijo ou sair de Seixal ou Barreiro. O que poderá implicar a necessidade de comprar mais barcos. Empresa estuda localização de pontão em Algés.

Kia actualiza o Sportage com mais potência e melhor qualidade a bordo
O SUV sul-coreano renova-se com retoques estéticos, melhorias na tecnologia e uma motorização híbrida de ligar à tomada mais capaz.

Trump em Davos: “Nenhum país está em posição de defender a Gronelândia como os EUA”
Presidente norte-americano discursa em Davos em contexto de crise nas relações transatlânticas e pede “negociações imediatas sobre a aquisição da Gronelândia pelos EUA”.

António Costa votou em Seguro e diz que vai ter a “felicidade” de “repetir o voto” na segunda volta
“Tenho a vida muito facilitada nesta segunda volta, uma vez que tenho a felicidade de repetir na segunda volta o mesmo voto que fiz na primeira volta”, disse Costa à RTP.

Após chamar “idiota” a Musk, O’Leary diz que Ryanair aceitaria o seu investimento
“Idiota”, diz um. “Idiota”, diz o outro. A guerra de insultos entre O’Leary e Musk desaguou numa conferência do patrão da Ryanair onde este garantiu que a disputa até fez subir a venda de bilhetes.

Violência doméstica: Governo quer valorizar depoimento das vítimas antes do julgamento para corrigir “distorção probatória”
O depoimento em fase de julgamento ocorrerá apenas “se tal for indispensável à descoberta da verdade e não puser em causa a saúde física ou psíquica da pessoa”, lê-se na proposta de lei.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade