regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

História

A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.

Por outro lado, a Anadia também pode ter derivado do termo ANADARIA, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros. ANADEL seria o nome do capitão. Anadaria teria origem no árabe - "an - nadir". 
Existem documentos antigos que apontam a forma "illà Nadia" como limite de povoações". É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos.

Em 1082, foi estabelecido os limites de Monsarros entre o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra. O termo utilizado nesta altura foram justamente "illá Nadia" e "Quintanela" (Quintela).

Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais. Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu, em doação de D. Sancho I alguns casais de Anadia.

Foi no século XVI no reinado de D. Manuel I que se deu o foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia.

Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila. Em 1839 Anadia foi elevada a sede de concelho.

A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.


Os condes de Anadia... 
Os condes de Anadia são fidalgos de linhagem, com um sumptuoso palácio. A antiga quinta onde moravam faz parte hoje da Estação Vitivinicola da Beira Litoral. Infelizmente, o palácio foi posteriormente demolido e no local veio a ser construída a Escola Agrícola Alexandre de Seabra. 
O primeiro conde de Anadia foi João Rodrigues de Sá e Melo, que faleceu em 1809. O segundo foi José António de Sá Pereira Menezes. O terceiro Manuel Pais Sá do Amaral de Almeida. O quarto título pertenceu a José Maria de Sá Pereira Menezes Pais do Amaral de Almeida Vasconcelos Quifel Barbarino. O quinto foi Manuel Pais de Sá do Amaral Menezes Quifel e Barbarino e por último, nascido a 28 de Setembro de 1893 é nomeado 6º conde de Anadia José de Sá Pais do Amaral, cujos descendentes vivem em Mangualde.

... e outros notáveis
Diversas foram as pessoas de Anadia que entram na história pelas suas qualidades reveladas:
Fausto Sampaio, anadiense, nascido em Alféloas em 4 de Abril de 1893. Pintor surdo-mudo, que com muita perseverança conseguiu singrar no meio artístico. 
José Luciano de Castro, nascido em Oliveirinha, em 1834, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Jornalista, deputado e ministro, seu nome está ligado a importantes reformas. 
Mário Duarte, que trabalhou para que o futebol se desenvolvesse em Portugal. Falecido em Aveiro tem o seu nome gravado no Estádio Municipal da cidade.
Manuel Rodrigues Lapa, professor catedrático, filósofo e jornalista.
Fernando Afonso Geraldés de Melo Sampaio Pereira, único visconde, l° Conde e l° Marques da Graciosa. Por sucessão, senhor de Meddim, alcaide-mor de Monsanto.

curiosidade:
Conta a população local que o nome anadia foi criado em homenagem à proprietária de uma estalagem, de nome Ana Dias, que fabricava vinho de qualidade.​


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Repitam: não existe uma relação entre imigração e criminalidade
Estão a transformar uma discussão sobre criminalidade violenta e racismo numa discussão sobre imigração. Opinião de Carmo Afonso

A utilidade da alfaiataria
A alfaiataria é democrática. Parte, com razão, do princípio de que todos somos diferentes. Mas depois tenta disfarçar as diferenças de que não nos orgulhamos, e realçar aquelas que nos agradam. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Ucrânia atinge depósito de combustível em Lugansk, diz líder russo na região
Ataque nas imediações da cidade terá ferido cinco trabalhadores do armazém.

Hoje a festa, amanhã “o futuro”: as melhores imagens do cortejo académico do Porto

Milhares de estudantes do ensino superior encheram as ruas do Porto para mais um desfile académico da Queima das Fitas.

Tutti Frutti: falta de informações trava levantamento de imunidade de deputados do PSD
Em causa está a ausência de elementos em relação aos factos que são objecto para a inquirição, bem como ao tempo em que os mesmos terão ocorrido, tipos de crime e as molduras penais associadas.

Os impactos da nova era de Inteligência Artificial
IA generativa. O que é? Por que está a gerar uma batalha de inovação entre as gigantes tecnológicas? E como afectará o consumo de informação? O Manual de Economia é diferente, esta semana.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade