regiaonorte.net
Ilustração sobre a Localidade

Espaços Museológicos

MUSEU DA FUNDAÇÃO DIONÍSIO PINHEIRO E ALICE CARDOSO
A casa foi construído na década de 20 como habitação particular. Foi posteriormente reformada e transformada em museu.
Praça Dr. António Breda - 3750 Águeda 
Telef: (234) 62 37 20 
Horário: Terças, quintas, sábados e domingos das 15 às 18 horas. 
Encerra aos dias feriados, se coincidentes. 

Património Edificado

CAPELAS

CAPELA DA CASA REDOLHO

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

CAPELA DE SÃO GERALDO

CAPELA DE SÃO PEDRO

CAPELA NA BORRALHA

Lugares a visitar

ÁGUA SERRANA
Aldeia de Alcafaz

ALDEIAS SERRANAS DE URGUEIRA E MACIEIRA DE ALCOBA
Parque do Souto do Rio

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO CABEÇO DO VOUGA
(Lamas do Vouga)

GARGANTA NO RIO MARNEL

IGREJA MATRIZ DE SANTA EULÁLIA
Quinta da Alta Vila (Águeda)

PATEIRA DE FERMENTELOS
A Lagoa Adormecida

Gastronomia

Todos os visitantes que apreciam a rica gastronomia do nosso país certamente ao passarem por esta região vão poder saborear diversos pratos típicos. O famoso leitão à Bairrada é um exemplo, e, dependendo dos gostos, poderá ser acompanhado com os famosos vinhos ou espumantes da região da Bairrada. 

Gastronomia

Todos os visitantes que apreciam a rica gastronomia do nosso país certamente ao passarem por esta região vão poder saborear diversos pratos típicos. O famoso leitão à Bairrada é um exemplo, e, dependendo dos gostos, poderá ser acompanhado com os famosos vinhos ou espumantes da região da Bairrada. 

Freguesias

As 20 freguesias são: Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barro, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcoba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa e Valongo do Vouga.

Turismo

Quem visitar o concelho de Águeda não só é presenteado por uma riqueza natural, bem patente no facto de pertencer à Região de Turismo da Rota da Luz, como por uma diversidade de riquezas etnográficas. 

Artesanato

O artesanato faz parte integrante das gentes de Águeda, que, desde os primórdios, sempre demonstraram gosto e perícia pelas artes manuais. A riqueza artesanal só podia, por isso, ser de uma tal ordem que a diversidade é a principal característica do artesanato desta região.

Turismo

Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam. 
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.

Acessibilidades do Concelho

AUTO-ESTRADA A1 (LISBOA-PORTO

O melhor é sair na cortada de Aveiro-Sul ou na da Mealhada e depois seguir até Águeda.


ESTRADA NACIONAL EN1 OU IC2
Passa directamente no centro de Águeda.

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

A Cidade

Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. 
Pertence ao distrito de Aveiro, tem uma população estimada em cerca de 45.000 pessoas, e é limitada a levante pela serra do Caramulo e a poente pela Várzea do rio Vouga. 

A CIDADE

A CIDADE 
Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. ...mais

ONDE DORMIR

Os melhores lugares para dormir em Águeda

Águeda possui uma ampla oferta hoteleira.

ONDE COMER

Os melhores lugares para comer

Águeda possui uma ótima oferta de restaurantes. Nesta página encontrará alguns dos mais conhecidos.


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Michel Combes: “Portugal é um diamante" para a Altice
Na véspera de a ERC anunciar o parecer sobre a compra da TVI, Patrick Drahi trouxe a Lisboa o seu estado-maior para o encontro de quadros anual do grupo Altice. E anunciou a mudança de Meo Arena para Altice Arena.

EDP garante protecção "bem constituída" das linhas eléctricas
Presidente do Conselho de Administração da empresa mostra-se "surpreendido" e refuta as conclusões do relatório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, que refere que o fogo foi causado por "contactos entre a vegetação e uma linha eléctrica de média tensão" da EDP.

Inimputáveis?
A António Costa só nos resta pedir que não nos faça chorar mais, que faça de uma vez o que tem de ser feito. Porque este Governo pode ser popular, mas não pode mesmo ser inimputável. Ou será, senhor Presidente?

“Está na altura de reformular o nosso modelo” de combate a incêndios, diz Costa
Para o primeiro-ministro, assumir responsabilidades não é fazer demissões, mas pôr em prática as propostas da comissão independente e executar a reforma florestal.

Risos madrugadores, férias, contradições e zero demissões
O filme político de mais um dia trágico em que Marcelo andou sempre à frente de Costa e foram ditas algumas frases no mínimo surpreendentes.

Uma comédia chamada Estado português
“O mais fácil para mim seria a demissão”, disse a ministra da Administração Interna. Por favor, faça o mais fácil, e vá-se embora de vez.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade